26 de setembro, de 2025 | 16:45

Festival Roda Cultural anuncia seleção de projetos e volta do Grupo Galpão

Fotos: Arianel Lazário/Divulgação
Evento mostra diversidade e terá Grupo Galpão de voltaEvento mostra diversidade e terá Grupo Galpão de volta
O Festival Roda Cultural torna público o resultado da convocatória que recebeu o total de 39 propostas de artistas e coletivos da região do Vale do Aço. Ao final, dez trabalhos foram selecionados para compor a programação da segunda edição do evento, que está agendado para o dia 18 de outubro próximo, no Parque Ipanema, em Ipatinga. A grande novidade será a apresentação do renomado Grupo Galpão, de Belo Horizonte, que retorna à cidade após 16 anos.

“As obras escolhidas representam a pluralidade cultural do território local, contemplando linguagens como música, poesia, teatro, cultura afro-brasileira e intervenções urbanas”, ressalta a comissão organizadora. Cada projeto contemplado terá duração de 20 a 30 minutos e receberá R$ 2.100,00, mediante emissão de nota fiscal, para fazer parte da mostra.

Os selecionados para esta edição do festival são: Bloco Cultural e Carnavalesco Afoxé, com “Filhas do Afoxé” (cultura afro-brasileira); Marcony Carvalho, com “Yauaretê” (música); Igor Filippe Alves Fernandes, com “Performance Drag” (cultura LGBT+); Marley Rocha Porto, com “Pocket show: Uai é Uai na esquina” (música); Coletivo A Rua Declama, com “Intervenção poética musical A Rua Declama” (intervenção urbana); Sérgio Henrique Biazin Oliveira, com “Cantos de outros Cantos” (música); Baque Mulher Ipatinga, com “Apresentação Baque Mulher Ipatinga” (cultura afro-brasileira); Guilherme Fernandes dos Santos, com “Sem RG” (música); Grupo de Teatro Farroupilha Ponto de Cultura, com “Borbulhinhas Barulhentas” (teatro); e Clara Carolina Oliveira da Costa, com “Uma cena de poesia falada” (cultura afro-brasileira).

Neste sarau atual, música, poesia e teatro se entrelaçam em uma experiência intimista entre artistas e públicoNeste sarau atual, música, poesia e teatro se entrelaçam em uma experiência intimista entre artistas e público
Atração principal
No encerramento da mostra, a atração principal será o espetáculo “De Tempo Somos - Um Sarau do Grupo Galpão”, que marca o retorno da tradicional companhia teatral de Belo Horizonte a Ipatinga após a última passagem, em 2009. Neste sarau atual, “música, poesia e teatro se entrelaçam em uma experiência intimista de encontro entre artistas e público”, menciona a assessoria.

A escolha da atração principal reforça a importância simbólica e cultural do Festival Roda Cultural, pois o Grupo Galpão é reconhecido nacionalmente como uma das companhias mais influentes e elogiadas com origem no teatro de rua mineiro. Fundado em 1982, por Teuda Bara, Eduardo Moreira, Wanda Fernandes e Antônio Edson, o Galpão consolidou sua trajetória marcada por rigor estético e pesquisa de linguagem que dialoga diretamente com o público. “A volta da companhia à cena cultural de Ipatinga ressignifica laços de memória, reconhecimento e fomento artístico na região”, conclui a organização do projeto.

Programação gratuita
Toda a programação do Festival Roda Cultural é gratuita, reforçando o compromisso de democratizar o acesso à arte e à cultura. A mostra é realizada por iniciativa do Hibridus Ponto de Cultura, com curadoria de Luciano Botelho e Wenderson Godoi, e conta com recursos oriundos de emenda impositiva da Câmara Municipal de Ipatinga, indicada pelas vereadoras Cida Lima e Cecília Ferramenta (mandato 2021-2024).

A primeira edição do Festival Roda Cultural ocupou o campo do Itamaraty, no bairro Betânia, em Ipatinga, “como gesto de cuidado e pertencimento com a memória e o território”. Dessa vez, “reafirma seu compromisso de reconhecer e impulsionar a cultura nas comunidades, transformando o Parque Ipanema em palco de encontro, celebração e valorização dos saberes locais”, finaliza a assessoria.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário