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26 de setembro, de 2025 | 14:36

Golpes aplicados pela internet, serviços prestados e nunca pagos estão entre reclamações mais comuns

Contratação de serviços via internet, não prestados, estão entre as reclamações mais comuns no site "Reclame Aqui". De prestadores de serviços a contratantes de serviços na rede, há uma variada gama de reclamações de pessoas que se sentiram enganadas. Golpistas agem por todo os lados e países.

As principais reclamações no Reclame AQUI são relacionadas a atraso ou falta de entrega de produtos, problemas com a qualidade de produtos ou serviços e mau atendimento, o que abrange diversas categorias como sites, portais, produtos e atendimento ao cliente. O ranking das empresas mais reclamadas pode ser verificado diretamente no site Reclame Aqui.

Principais Tipos de Reclamações

* Produto não recebido / Atraso na entrega: Um dos problemas mais comuns é o não recebimento ou o atraso na entrega de produtos comprados pela internet.

* Qualidade abaixo do esperado: Consumidores relatam produtos ou serviços que não atendem às expectativas ou não possuem a qualidade prometida.

* Mau atendimento: Dificuldades no atendimento ao cliente, falta de retorno sobre solicitações e problemas em canais de comunicação são reclamações frequentes.

* Propaganda enganosa: Clientes se queixam de publicidade que não corresponde à realidade do produto ou serviço oferecido.

Como consultar o ranking
Para ver a lista atualizada de empresas mais reclamadas e os problemas mais comuns, acesse a página de Ranking do Reclame Aqui e navegue pelas diferentes seções.

Além do Reclame Aqui, você pode fazer reclamações no Consumidor.gov.br, um serviço público que conecta consumidores e empresas, e nos Procons (serviços estaduais e municipais de defesa do consumidor), que oferecem atendimento presencial e telefônico (como o 151). Para serviços públicos federais, use a plataforma Fala.BR, e em casos mais complexos, procure o Juizado Especial Cível ou a Defensoria Pública.
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