25 de setembro, de 2025 | 16:32

Juíza eleitoral de Ipatinga convida população a participar do Dia da B da Biometria

Bruna Lage
Josselma Lopes é juíza eleitoral da 131ª Zona Eleitoral de Ipatinga Josselma Lopes é juíza eleitoral da 131ª Zona Eleitoral de Ipatinga

Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço
Com o objetivo da ampliar o número de eleitores biometrizados, a Justiça Eleitoral promove em 4 de outubro o Dia B do cadastro biométrico. Na tarde desta quinta-feira (25), a juíza eleitoral da 131ª Zona Eleitoral de Ipatinga, Josselma Lopes, conversou com a imprensa regional sobre o mutirão e convidou a população a participar. Assista, ao fim da notícia, vídeo com a íntegra da entrevista.

“O Tribunal Regional Eleitoral designou esse como o dia estadual da biometria, um sábado, justamente um ano antes das eleições, que ocorrerão em 4 de outubro de 2026, como o dia da biometria. É quando o cartório eleitoral vai ficar aberto das 9h às 17h, para receber os eleitores e fazer a biometria. Também poderá ser feita alguma regularização do título, caso haja necessidade”, adianta a juíza.

Josselma Lopes alerta que o ideal é que todos que tenham qualquer problema com o título, seja porque não votou ou não pagou a multa, vão ao cartório antes para regularizar o título e poder votar no dia da eleição.

Percentual
A magistrada acrescenta que em todo o país, Minas Gerais está à frente somente do Espírito Santo em relação ao número de eleitores com biometria cadastrada. “Em Ipatinga, nós temos 173.432 eleitores, desses, apenas 54,55% são biometrizados. E o nosso objetivo é que chegue pelo menos a 80% desse eleitorado, porque a biometria é uma garantia que a pessoa que está votando é ela mesma, e a biometria confere autenticidade ao voto”, reitera.

Atendimento
Para fazer o cadastro biométrico, os documentos principais são a carteira de identidade atualizada e o comprovante de residência. O cartório eleitoral fica localizado na avenida Zita de Oliveira, 134 – Novo Centro, Ipatinga e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. “Tudo pode ser feito por agendamento. No site do TRE, você faz o agendamento e é atendido na hora que você marcou. Nós contamos com a população de Ipatinga, para que esse número de eleitores biometrizados do Vale do Aço alcance o objetivo de pelo menos 80%”, pontua a juíza.

Filas
A cada véspera de eleição, é comum que as pessoas deixem para a última hora a ida ao cartório para qualquer finalidade. E para evitar filas, a ida pode ser antecipada. “A maioria das pessoas deixa para a última hora. Uma semana, duas semanas antes de fechar o cadastro, nós temos filas quilométricas em frente ao cartório eleitoral. Então, quanto mais cedo vierem e adiantarem essa biometrização, melhor para evitar que peguem filas”, reforça.

Todo o trabalho será realizado no cartório eleitoral e também em pontos estratégicos. “Estamos com um ponto de cadastro no Fórum de Ipatinga ao longo dos próximos dias. E depois nós vamos tentar levar para algumas escolas em bairros mais populosos e mais distantes do Centro e ficar mais ou menos de 15 a 21 dias em cada local. De uma forma que seja mais acessível ainda para a população. Vamos anunciar os locais e datas em breve”, conclui Josselma Lopes.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário