25 de setembro, de 2025 | 06:05

Diárias em hoteis agora devem contemplar 24 horas

Turismo muda regras de check-in e check-out de hospedagens: Medida publicada pelo Ministério do Turismo padroniza diária de 24 horas nos hotéis

Com informações da Agência Brasil
Alex Ferreira /Arquivo DA
Ministério do Turismo prevê  que o preço da diária, a ser cobrado pelos meios de hospedagem, deve corresponder ao período de 24 horasMinistério do Turismo prevê que o preço da diária, a ser cobrado pelos meios de hospedagem, deve corresponder ao período de 24 horas

O Ministério do Turismo (MTur) alterou as regras para os hotéis brasileiros referentes à entrada e à saída (check-in e check-out) do hóspede, considerando o tempo necessário para arrumação, higiene e limpeza da unidade. De acordo com a portaria, o preço da diária, a ser cobrado pelos meios de hospedagem, deve corresponder ao período de 24 horas.

Este era o procedimento padrão vigente até há alguns anos. Entretanto, com o passar do tempo as próprias empresas foram mudando a norma e, proveitando-se de brechas legais, chegaram ao ponto em que mesmo se o cliente entrasse para a hospedagem na madrugada, pagando uma diária, precisava desocupar a habitação até o meio dia, idependentemente de ter usado menos de 12 horas do período contratado.

Com a nova portaria, os hotéis podem definir seus próprios horários de check-in e check-out, mas as informações devem ser comunicadas, tanto pelos hotéis quanto pelas agências de turismo e as plataformas digitais intermediárias de reservas, ao hóspede de forma clara e prévia.

A nova regra permite que o hotel cobre tarifas extras para check-in antecipado ou check-out tardio nas acomodações, desde que o hóspede seja informado com antecedência e não prejudique o cumprimento das normas de limpeza.

A norma fixa em até 3 horas o tempo que deve ser dedicado à arrumação e limpeza dos quartos de hospedagem. Os hotéis não podem cobrar a mais por esses serviços, que devem estar incluídos no preço da diária.

Os procedimentos incluem a higienização completa da unidade de alojamento; a troca de roupa de cama e das toalhas.

A frequência da limpeza e da arrumação deve ser compatível com o tipo de estabelecimento, como hotéis, resorts, pousadas, hostels, apart-hotéis ou flats. O hóspede deve ser comunicado sobre o tempo estimado para a limpeza do quarto e a frequência.

Se preferir, o hóspede pode dispensar os serviços de arrumação e limpeza, mediante manifestação expressa e sua vontade deve ser respeitada. Porém, o hotel deve garantir que essa escolha não comprometa as condições sanitárias e a segurança dos demais hóspedes no local.

Em nota, o Ministério do Turismo explicou que a proposta “busca oferecer maior previsibilidade e transparência nas relações de consumo, além de reforçar a segurança sanitária e jurídica do setor”.

Registro de hóspedes
O MTur também criou a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital, para todo o segmento de hotelaria do país.

A ficha online deve ser preenchida por todos os hóspedes, contendo informações básicas de identificação que já eram solicitadas no modelo em papel.

A modernização disponibiliza funcionalidades para desburocratizar o processo de pré-check-in, check-in e check-out. O objetivo é promover a economia de tempo para os hóspedes, diminuir gastos e aumentar a segurança para os meios de hospedagem.

A plataforma online autoriza, entre outros procedimentos, o pré-check-in por QR Code ou link.

De acordo com o ministério, o sistema também facilita o envio eletrônico das informações exigidas pela legislação brasileira. Os dados geram estatísticas oficiais em tempo real sobre o fluxo turístico nacional.

As informações qualificadas permitem, por exemplo, identificar o perfil do turista e o envio padronizado possibilita o monitoramento das taxas de ocupação hoteleira em cada região.

O documento digital está disponível para os estabelecimentos do ramo hoteleiro na Plataforma FNRH Digital e deve ser autenticado via conta Gov.br.

As novas regras entram em vigor em 15 de dezembro.
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Comentários

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Antonio Carlos

25 de setembro, 2025 | 06:37

“? inacreditável o que os empresários desse ramo fizeram com o povo brasileiro nos últimos anos. Bando de canalhas. Já paguei diária, entrei à 1h30 da madrugada, vindo de viagem do Norte do Brasil, e ao meio dia, enquanto eu dormia, a diaria venceu e tive que pagar outra, para dar sequencia à viagem às 17h. Somente então descobri que isso tinha virado regra em todos os serviços de hospedagem.”

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