DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

23 de setembro, de 2025 | 17:31

Ipatinga mantém força-tarefa para zerar filas e garantir acesso a benefícios sociais

Divulgação
A iniciativa, que combina visitas domiciliares e atendimento presencial A iniciativa, que combina visitas domiciliares e atendimento presencial

Desde dezembro de 2023 é mantida pela administração de Ipatinga uma força-tarefa contínua para zerar a fila de cadastramento e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), porta de entrada para benefícios como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa, Minha Vida e ID Jovem. A iniciativa, que combina visitas domiciliares e atendimento presencial, já incorporou 11.485 famílias ao sistema, totalizando 42.752 cadastros até novembro de 2023, destacou o Executivo.

Iniciado em janeiro de 2021, quando a gestão atual assumiu com 31.267 famílias registradas, o trabalho resultou na atualização de 29.030 cadastros nos últimos dois anos, eliminando a demanda reprimida. O esforço, apoiado pelo prefeito, incluiu a contratação de 20 entrevistadores sociais, garantindo que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.

A qualificação cadastral é baseada em quatro processos principais: averiguação de renda, para verificar divergências; averiguação unipessoal, que corrige inconsistências na composição familiar; revisão periódica, para manter os dados atualizados; e, desde 2023, o povoamento automático de informações de renda formal, que aprimora o cruzamento de dados. Essas ações asseguram a precisão das informações socioeconômicas, evitando bloqueios de benefícios e promovendo inclusão social.

Para manter os cadastros em dia, a administração municipal realiza visitas domiciliares mensais, em regime de dois turnos de trabalho, conduzidas por equipes com assistentes sociais e entrevistadores da empresa terceirizada Amopeb, atendendo a determinações do governo federal. As famílias também podem atualizar seus dados presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na sede do CadÚnico, no Centro, embora alguns benefícios exijam obrigatoriamente a visita domiciliar.

Para garantir a segurança, a equipe da SMAS orienta que os entrevistadores atuam uniformizados com roupas da Amopeb, usam crachás de identificação e se deslocam em veículos oficiais da Prefeitura. A população deve ficar atenta a esses detalhes para evitar fraudes e colaborar com as equipes. “Com essas medidas, Ipatinga fortalece a rede de proteção social, assegurando acesso eficiente e inclusivo às políticas públicas”, destacou Thales Hassen, secretário Adjunto de Assistência Social de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário