DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

23 de setembro, de 2025 | 15:01

Temporada de corrida de rua está acelerada na reta final de 2025

Entidades do Vale do Aço se consolidam na promoção desta modalidade esportiva

Divulgação
Vários são os fatores motivadores, detidamente, a promoção da saúde e qualidade de vida, estética, interação social, fuga do estresse, lazer alternativoVários são os fatores motivadores, detidamente, a promoção da saúde e qualidade de vida, estética, interação social, fuga do estresse, lazer alternativo

É notório o crescimento exponencial na prática da corrida de rua em todo mundo. O crescimento se tornou um atrativo para o setor esportivo, implicando inclusive na ativação local da cadeia econômica. A evolução numérica das provas e dos praticantes tem sido considerada como importante fenômeno atual, obtendo atenção especial dentre profissionais da área de Educação Física e Saúde.

Atualmente, estima-se que o país tenha cerca de 13 milhões de corredores de rua. Com crescimento de 13% no número de participantes em 2023, a corrida consolida sua posição como uma das práticas esportivas mais populares do Brasil, com especialistas esportivos apontando um potencial de crescimento ainda maior para 2025, quando o volume de interessados pela corrida ainda tem muito espaço para aumentar.

Vários são os fatores motivadores, detidamente, a promoção da saúde e qualidade de vida, estética, interação social, fuga do estresse, lazer alternativo, busca de atividades prazerosas e a simplicidade e praticidade de sua execução.

Neste contexto, duas entidades esportivas do Vale do Aço têm se destacado na promoção de eventos de corrida na Região Metropolitana do Vale do Aço, no Estado e até mesmo fora dos limites das montanhas das Minas Gerais. Trata-se das organizações da sociedade civil, Instituto Brasil Igualdade Social e Associação de Cultura, Esporte e Lazer Pace3, sediadas respectivamente em Timóteo e Ipatinga.

As duas entidades esportivas formalizaram parceria ainda em 2018 e desde então representam a organização dos principais e maiores eventos gratuitos de corrida de rua, viabilizados com recursos das leis de incentivo ao esporte, tanto pelo Ministério do Esporte, quanto pela Subsecretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais.

A temporada de corrida de rua 2025 mais uma vez terá uma reta final acelerada, com eventos gratuitos, a infraestrutura e logística com o selo de qualidade das chancelas IBIS e Pace3, já de conhecimento da comunidade de corredores amadores do Vale do Aço e outras cidades mineiras.

Entre 5 e 26 de outubro, todos os fins de semana haverá eventos de corrida de rua, envolvendo mais de dez mil corredores, em quatro diferentes localidades: 5/10 (Ipatinga), 12/10 (Contagem), 19/10 (Itatiaiuçu) e 26/10 (Cubatão/SP). Todos os eventos são projetos esportivos incentivados, com gratuidade de inscrições, patrocinados pela Usiminas e Telefonia Claro, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais.

Para os professores Cláudio Gualbertto, Consultor Sênior IBIS e Jovani Pires, Diretor de Projetos Esportivos Pace3, as leis de incentivos ao esporte e o apoio de empresas socialmente engajadas são fundamentais para que eventos como estes possam alcançar gratuitamente a população em geral, com a mesma qualidade dos circuitos privados de corrida de rua, funcionamento estímulo a adoção de um estilo de vida mais saudável. Conheça os projetos: @ibismg e
@pace3associacao.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário