23 de setembro, de 2025 | 20:00
''Frescão'': frota de Ipatinga terá 100% dos ônibus com ar-condicionado
Prefeito Gustavo Nunes visitou a fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), publicou em um perfil nas mídias sociais sua visita à empresa Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP). No vídeo postado no fim da tarde de segunda-feira (22), o chefe do Executivo municipal fala sobre algumas características dos veículos e reafirma que, em breve, a frota será 100% climatizada, com o retorno do ar-condicionado, que no município é conhecido como frescão por usuários mais antigos do serviço, já que, nos últimos anos, não há ônibus do tipo circulando, motivo inclusive de reclamação, já que o Vale do Aço é uma região quente na maior parte do ano.
No vídeo, Gustavo Nunes destaca essa como a maior transformação do transporte coletivo de Ipatinga das últimas décadas”. O gestor informou que a agenda ocorreu para dar a ordem de serviço e fazer uma visita técnica onde são fabricados os chassis e, posteriormente, onde nós vamos estar também recebendo os nossos novos ônibus. Serão 80 novos ônibus para a cidade de Ipatinga, dentre esses todos eles serão do modelo Euro 6, que são menos poluentes”, adianta.
Gustavo Nunes reforça que os veículos serão mais confortáveis para a população e terão a suspensão pneumática, que são alguns bolsões de ar que vão trazer muito mais conforto para o nosso usuário e 100% deles também terão o ar-condicionado. A gestão municipal trabalhando para resolver um problema histórico que agora a população inteira vai ser beneficiada, com essa nova ação”.
Licitação e novos ônibus
No mês de julho, também por meio das mídias socias, o prefeito de Ipatinga anunciou a publicação do processo licitatório para compra e renovação de toda a frota de ônibus do transporte coletivo. Gustavo explicou que, no ano de 2005, uma lei municipal foi aprovada e sancionada, para ampliar a gratuidade do transporte coletivo na cidade.
De acordo a lei federal, as pessoas de 65 anos ou mais têm direito ao benefício. Em Ipatinga, a oferta foi ampliada para aquelas pessoas a partir de 60 anos. Ou seja, tivemos mais 5 anos de gratuidade. Mas quem é que você acha que paga essa conta? A prefeitura, ou melhor, deveria ser a Prefeitura Municipal de Ipatinga. Eu sou o primeiro prefeito que, desde o início do mandato, paga rigorosamente a gratuidade do transporte coletivo, aqui no nosso município”, afirmou Gustavo Nunes.
Segundo afirmou o prefeito, de 2005 até dezembro do ano de 2020, a administração nunca havia pago um centavo sequer referente a todas essas gratuidades ao longo dos anos. Isso gerou uma dívida milionária da prefeitura com a empresa prestadora de serviço, que entrou com uma ação judicial contra o município e dentro dessa ação judicial, nós fizemos um acordo e conseguimos reduzir o valor dessa dívida para menos da metade do valor inicial” detalhou.
Além disso, Ipatinga se comprometeu, por meio de benefícios oriundos do governo federal, a comprar esses novos ônibus. Além do recurso externo, a proposta do prefeito Gustavo Nunes é complementar com recurso próprio do município, para a compra do número de ônibus suficiente para a renovação de toda a frota, atualmente alvo de muitas reclamações dos usuários.
"Vamos dar esses ônibus em pagamento [da dívida gerada com a gratuidade] para que a empresa possa utilizar eles aqui na cidade. Além disso, a empresa se compromete a ampliar o número de linhas e horários por toda a cidade. E o restante dessa dívida, nós estamos parcelando ao longo dos meses para que a gente possa cumprir com todas essas obrigações", anunciou.
Leia também:
- Frota de ônibus em Ipatinga deve ser renovada em breve
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















Roberto
27 de setembro, 2025 | 10:59O prefeito viajou prá dar ordem para fabricar os ônibus taí eu não sabia que ele era mecânico montador kkkk ao invés de dar ordem prá limpar às ruas do centro de Ipatinga melhora as calcadas cheias de burros. Não é Garoto propaganda da saritur.”
Jadir Rocha de Assis
27 de setembro, 2025 | 09:25Os prefeitos de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo deveriam se unir e cobrar da Univale que também coloque ônibus climatizados. Porque dinheiro é o que não falta pra ela.”
Ponto de Vista
26 de setembro, 2025 | 10:07Dois pesos e duas medidas.
Timóteo e Ipatinga tem a mesma empresa .(autotrans)..
Quando nos timorenses vamos ter os mesmos direitos a ônibus deste patamar?”
Alguém
25 de setembro, 2025 | 14:54População de Ipatinga não está preparada para isso não, povão vai destruir esses ônibus rapidamente, infelizmente, o povo reclama quando não tem mas não valoriza quando tem.”
Sensatez
25 de setembro, 2025 | 07:41Estamos por receber um justo benefício e as reclamações estão aí. Ainda que o benefício fosse de 1 milhão de reais para cada morador as reclamações existiriam... Mas, tá valendo!
De fato, a falta de transporte público decente e com horários regulares afeta até o comércio do centro da cidade. Muita gente deixa de ir ao centro por causa disso.”
Faz o L
24 de setembro, 2025 | 13:19Falar que parte da verba é do governo federal ele não fala né?! ? mas não tem que falar mesmo não pq a oposicao ta dormindo no ponto faz tempo.”
Falo Mesmo
24 de setembro, 2025 | 11:42Nunca foi gratuidade. Não existe almoço grátis. Alguém sempre paga a conta. Quando os vereadores vão acabar com a farra da "gratuidade", que nós pagamos?”
Maluco
24 de setembro, 2025 | 10:06Lembrando que esta é uma verba do governo federal,e o governo municipal querendo fazer média.Este prefeitaço gosta é de aparecer, péssimo.”
Nilson
24 de setembro, 2025 | 08:27Este prefeito tinha que priorizar área da saúde em Ipatinga.... população aguardando pra fazer exames mais de 1 ano....
Até o Sam....que prefeitos anteriores olhavam com responsabilidade...e ajudavam quem aguardava exames agendado...saiam rápido...
Agora este prefeito atual... não está nem aí......”
Observador
24 de setembro, 2025 | 07:25Vai ser um tal de aposentado rodar o dia inteiro nos ônibus! Escuta o q tou falando!kkkkkkkk”
Opa
23 de setembro, 2025 | 22:02Ufa! Até que enfim o frescão voltou”
Graça Lima
23 de setembro, 2025 | 18:40Ele devia ser honesto e contar que esses ônibus fazer parte do PAC seleções do Governo Federal, Presidente Lula , porque se dependesse dele , Ipatinga não receberia nem bicicletas”
Motorista águia Branca Ferramenta
23 de setembro, 2025 | 18:03Tem que informar qual linha dos ônibus é na traseira dos veículos também!”
Leitor
23 de setembro, 2025 | 17:57Não gosto deste prefeito mas um dos culpados disso são os vereadores fazedores de media dando gratuitade p muita gente”
Fabiano Castro
23 de setembro, 2025 | 17:56Pra quê visitar a fábrica de chassi? Se fosse pra assinar o contrato de compra o fornecedor com certeza viria a Ipatinga. Melhor fazer um passeio por conta do contribuinte né.!?”
Verdade
23 de setembro, 2025 | 15:29Não existe almoço grátis, quem paga a gratuidade dos usuários são outros usuários com a passagem a 5,00 reais é uma das mais caras do Brasil comparando o tempo que se passa dentro do coletivo, praticamente todas viagens de Ipatinga-MG são rápidas.”