DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

22 de setembro, de 2025 | 17:42

Administração de Ipatinga instala câmeras para contagem de veículos

Divulgação
Equipamentos de monitoramento já estão em funcionamento nas principais avenidas da cidadeEquipamentos de monitoramento já estão em funcionamento nas principais avenidas da cidade

O governo de Ipatinga avança em mais uma etapa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Nesta fase, estão sendo instalados modernos equipamentos de monitoramento nas principais vias da cidade, que passam a realizar a contagem contínua e em tempo real do fluxo de veículos.

O novo sistema permite precisão maior nos dados, fornecendo informações atualizadas a todo momento sobre o tráfego. Esses registros serão fundamentais para embasar diagnósticos e orientar as soluções de mobilidade a curto, médio e longo prazo.

Os aparelhos já estão posicionados em pontos estratégicos da malha viária, como a avenida das Flores, próximo ao cruzamento com a avenida Pedro Nolasco; avenida Minas Gerais; avenida Simon Bolivar, nas interseções com a avenida Carlos Chagas e também com as avenidas Minas Gerais e Gerasa; além da avenida Guido Marliére, que se cruza com a Roberto Burle Marx e a Maanaim. Também receberam equipamentos a avenida Brasil, no entroncamento com as avenidas Monteiro Lobato e José Júlio da Costa; a avenida JK, nas interseções com as avenidas Livramento, Macapá e Getúlio Vargas; a avenida Colatina, na ligação com a avenida Londrina e a alça da BR-381; e ainda a avenida José Raimundo.

Para o prefeito Gustavo Nunes, a ação reforça o compromisso da Administração em preparar a cidade para o futuro.

“Estamos investindo em um trabalho técnico e criterioso para que Ipatinga tenha um trânsito mais organizado, seguro e sustentável. As câmeras de monitoramento são fundamentais porque nos oferecem informações reais sobre o fluxo de veículos, permitindo que as soluções sejam pensadas de acordo com a realidade de quem vive e circula pela cidade”, destacou o chefe do Executivo.

Etapas em andamento
Além da instalação dos equipamentos, a construção do PlanMob segue com ações participativas. Desde agosto, já foram realizadas audiência pública e oficinas temáticas conduzidas pelo CEFET-MG, instituição responsável pela elaboração técnica do plano. Os chamados “cafés temáticos” seguem até o início de outubro, com debates sobre transporte coletivo, mobilidade ativa (a pé e de bicicleta), acessibilidade e segurança viária, garantindo a representatividade de todas as regionais da cidade.

Paralelamente, equipes do Cefet-MG também estão aplicando entrevistas presenciais para compreender como, quando e por que a população se desloca, levantando dados sobre trajetos, horários e modos de transporte.
Como participar

Para ampliar a escuta popular, a Prefeitura disponibilizou no portal oficial um questionário digital. Em poucos minutos, o morador pode contribuir com informações e percepções sobre o trânsito, transporte coletivo, ciclovias, calçadas e acessibilidade. O formulário permanece aberto durante todo o mês de setembro.

Em breve, será lançado ainda um novo espaço on-line para sugestões diretas, possibilitando que a comunidade ajude a desenhar soluções para a mobilidade urbana de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário