22 de setembro, de 2025 | 15:21
Belo Oriente marca presença na 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de MG
Estudantes visitam local responsável por rebatizar” distrito de Cachoeira Escura
O distrito de Perpétuo Socorro, situado as margens da BR-381 e banhado pelo rio Doce, é a maior subdivisão territorial de Belo Oriente. O local é carinhosamente chamado de Cachoeira Escura há muito tempo, pela população, e ganhou o apelido por causa dessa peculiar característica de sua queda dágua natural.Na última sexta-feira (19), os alunos do 9º ano da Escola Municipal Hilda Morais participaram de uma atividade pedagógica e cultural, realizando uma imersão em um dos cenários mais bonitos da cidade”, destacou a assessoria de comunicação da prefeitura. A programação da excursão até o distrito contou com palestras e explicações sobre o que é a educação patrimonial e a sua importância, fortalecendo a preservação e a valorização da história e da cultura local entre os participantes. Por exemplo, um dos conceitos apresentados foi o de toponímia, que é o estudo dos nomes de lugares (topônimos) tanto geográficos quanto históricos empregados para a sua identificação e localização, como é o caso de Cachoeira Escura”.
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Belo Oriente, promoveu a 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que neste ano adotou a temática Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”, e o município de Belo Oriente, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, também participou das atividades.
Essa é uma das diversas ações da jornada. Tivemos a oportunidade de realizar uma visita guiada até a cachoeira com os alunos da Escola Hilda Morais, onde pudemos contemplar uma belíssima paisagem natural e, também, expor aos nossos alunos a importância da cachoeira no contexto da paisagem cultural e do patrimônio toponímico”, descreveu o gerente de Cultura de Belo Oriente, Edson Martins. Os participantes da visita também estiveram em contato com a bibliotecária da Biblioteca Pública de Perpétuo Socorro, Edilamar Gomes, e o vice-prefeito Evangelista Felipe.
Sobre a mobilização
A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais mobiliza entidades, agentes culturais e municípios, a cada dois anos, para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade na promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. A jornada integra a programação do Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro (17 de agosto) e incentiva o desenvolvimento de diversas atividades destinadas a todos os perfis de público e faixas etárias.
A cada edição, a realização da jornada é inspirada em uma iniciativa francesa chamada Dias Abertos dos Monumentos Históricos”, que começou em 1984. O objetivo era mostrar e divulgar a riqueza do patrimônio cultural francês, durante um fim de semana do mês de setembro, com visitações a monumentos e a equipamentos culturais, entre outros inúmeros eventos educativos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]