22 de setembro, de 2025 | 14:26
Santana do Paraíso inaugura nova unidade do Cetesp e amplia atendimento a crianças com TEA
Divulgação
O espaço, localizado no Sítio Paraíso, conta com 15 salas e um amplo espaço externo, que possibilita a implementação de novas abordagens e terapias

A Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (22) a nova unidade do Centro de Terapias de Santana do Paraíso (Cetesp). O espaço, localizado no Sítio Paraíso, conta com 15 salas e um amplo espaço externo, que possibilita a implementação de novas abordagens e terapias. Na mesma ocasião, também foi celebrado o primeiro ano de funcionamento do Cetesp, destacou o governo.
O Cetesp é um projeto que nasceu da escuta das famílias e da vontade de transformar a vida das nossas crianças atípicas. Em um ano de funcionamento, vimos histórias de superação que nos enchem de esperança. Agora, com a expansão, vamos alcançar ainda mais crianças e adolescentes, oferecendo a elas e suas famílias um futuro com mais oportunidades, desenvolvimento e qualidade de vida. Santana do Paraíso está mostrando que a saúde pública pode, sim, ser referência em acolhimento e inovação”, destacou o prefeito Bruno Morato (Avante).
Em apenas um ano de funcionamento, o Cetesp já atendeu cerca de 250 crianças e realizou aproximadamente 30 mil sessões, priorizando sempre o desenvolvimento infantil e o envolvimento familiar. O Cetesp mudou a minha vida e a vida do meu filho. Além de nos proporcionar um tratamento maravilhoso e totalmente gratuito, meu filho se desenvolveu muito depois que começou com os atendimentos aqui. Ele não falava nem 50 palavras e hoje ele já fala mais de 300 frases”, relatou Viviane Aline, uma das mães atípicas.
Com a expansão da estrutura, a expectativa é que em 2026 mais 250 crianças de 10 a 14 anos sejam incluídas no atendimento, fortalecendo o cuidado continuado e a inclusão social. Entre as especialidades ofertadas estão: neuropediatria, psiquiatria infantil, psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, psicopedagogia e nutrição. Além disso, o município também planeja construir um jardim sensorial para realização de ecoterapia.
Entre as autoridades presentes na cerimônia, estava o reitor do Unileste, Genésio Zeferino. Ao longo do último ano, o ICDS firmou ainda uma parceria com o Unileste, iniciativa que permitiu a criação do ProTEA - pós-graduação lato sensu pioneira na região combina teoria com a prática supervisionada no Cetesp, que irá formar profissionais da saúde e da educação para atuação especializada em autismo para toda a região do Vale do Aço.
Cetesp
A gestão do Cetesp e o apoio à Secretaria Municipal de Saúde são frutos da parceria entre a Prefeitura Municipal e o ICDS (Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento da Saúde). O objetivo é garantir cuidado integral às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), facilitando o acesso a serviços especializados que priorizam o desenvolvimento de áreas chave, autonomia pessoal e o comportamento adaptativo, sempre com a participação da família. O Cetesp se destaca por diferenciais como oferecer transporte para famílias que necessitam, através da logística da Secretaria Municipal de Saúde, em micro-ônibus exclusivo para as crianças e seus familiares; realiza ações com a Secretaria Municipal de Educação, além da oferta de teleconsultas de psicologia e atendimento presencial aos pais e responsáveis. Cada criança que chega até nós carrega uma história única, e nosso papel é acolher, estimular e oferecer os melhores recursos para que ela se desenvolva em todo o seu potencial. Estamos muito felizes em poder ampliar os atendimentos do Cetesp, com muita ciência e afetividade nos mínimos detalhes”, ressaltou Flávia Rejane, Gerente de Serviços em Saúde do ICDS/Cetesp.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]