22 de setembro, de 2025 | 12:11
Salinas vai sediar Seminário da Cachaça
Foto: Diego Vargas/Seapa MG
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Salinas vai sediar Seminário da Cachaça
Salinas, no Norte de Minas, é reconhecida mundialmente pela excelência na produção de cachaça artesanal. Para fortalecer o setor e apoiar o desenvolvimento dos produtores, será realizado, no dia 25 de setembro, o 2º Seminário da Cachaça. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas e a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas. O evento vai reunir, no Centro de Convenções da cidade, produtores, especialistas e apreciadores da bebida. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Fliaraxá com mais de 40 escritores
O Fliaraxá chega à sua 13ª edição trazendo ao Brasil a escritora ruandesa Scholastique Mukasonga, que é a autora homenageada do festival, assim como o baiano Itamar Vieira Junior. Além deles, o festival conta com a presença de mais de 40 escritores e escritoras de diversas regiões do país, envolvidos pelo tema “Literatura, Encruzilhada e Memória”. A escritora camaronesa Léonora Miano é presença confirmada. O Festival Literário Internacional de Araxá vai acontecer entre os dias 1.º e 5 de outubro de 2025, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá. (Jornal Interação – Araxá)
https://www.jornalinteracao.com.br/o-13o-fliaraxa-chega-com-mais-de-40-autores
Carmo pode ter lei Charlie Kirk
O Prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, encaminhou nesta semana à Câmara Municipal o Projeto de Lei “Charlie Kirk”, que institui regras de responsabilização para servidores, empresas contratadas e beneficiários de programas municipais que pratiquem atos de enaltecimento, comemoração ou apologia a crimes de ódio e assassinatos motivados por ideologia. O projeto é uma homenagem a Charlie Kirk, influenciador conservador internacionalmente reconhecido, vítima de um assassinato com clara motivação extremista. Após o crime, diversas publicações em redes sociais surgiram comemorando a morte e incentivando a violência contra pessoas. (Portal Onda Sul – Carmo R Claro)
Mudanças no prédio de agência gera reações
O prédio onde funcionava uma agência bancária no centro comercial de Nanuque tem chamado atenção de quem passa pela região. Após o encerramento das atividades da instituição financeira, a estrutura passou por modificações que deram ao local uma aparência, no mínimo, curiosa: moradores afirmam que o imóvel agora lembra uma penitenciária de segurança máxima. Não há informações sobre a futura utilização do imóvel. (Em Tempo – Nanuque)
Divinópolis reúne transplantados
A Câmara Municipal de Divinópolis será palco, no próximo dia 24 de setembro, às 19h, do 1º Encontro de Transplantados do Centro-Oeste de Minas. O evento, promovido pela Casa Renal, terá entrada gratuita e pretende reunir transplantados, doadores, médicos, pacientes renais e a comunidade em geral em uma roda de conversa sobre histórias de vida e experiências reais ligadas ao transplante. O encontro contará com a participação de especialistas e pacientes que darão seus depoimentos, incentivando a conscientização e o diálogo em torno do tema. (Portal G37 – Divinópolis)
Café de Caratinga no Oriente
O prefeito de Caratinga, Giovanni Corrêa, recebeu em seu gabinete o consultor internacional e representante do projeto “Conexão Dubai/Brasil”, Argileu Cruz. O encontro trouxe uma notícia animadora para o município: o café caratinguense despertou o interesse de potenciais compradores do Oriente Médio. Durante a reunião, Argileu destacou a qualidade do produto local e explicou os objetivos da iniciativa. Segundo ele, o projeto busca aproximar empresas brasileiras de líderes árabes, abrindo espaço para exportações estratégicas. (Diário de Caratinga)
Uberaba começa decoração natalina
A Prefeitura de Uberaba inicia nesta segunda-feira 22 a instalação da decoração natalina deste ano, que terá como tema “Contando Nossa História”. A iniciativa vai iluminar quase 20 pontos históricos da cidade, com conclusão prevista para o final de outubro. A instalação antecipada deste ano contrasta com a do ano passado, quando o “Natal Geoparque 2024”, prevista para ficar pronta no dia 7 de dezembro, sofreu atrasos e foi concluída poucos dias antes do Natal. O projeto, realizado em Parceria Público-Privada pelo consórcio Concip Uberaba, terá supervisão da Diretoria de Iluminação Pública e Telegestão da Sesurb. (Jornal da Manhã – Uberaba)