22 de setembro, de 2025 | 06:50

Primavera 2025 começa hoje com previsão de calor e chuva acima da média

Alex Ferreira
Com a primavera, o período com luz solar também fica mais longo, com o nascer do sol (hoje, 22) às 5h38 e pôr do sol às 17h46.Com a primavera, o período com luz solar também fica mais longo, com o nascer do sol (hoje, 22) às 5h38 e pôr do sol às 17h46.

A primavera no Hemisfério Sul começa no dia 22 de setembro de 2025, às 15h19, e termina no dia 21 de dezembro, às 12h03. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil.

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nova estação deverá ser marcada pelo aumento do calor no Vale do Aço. Na manhã desta segunda-feira o tempo é parcialmente nublado, com previsão do aumento de nuvens à tarde de pancadas chuva em pontos isolados da região.

A temperatura às 6h45 desta segunda-feira, em Ipatinga era de 27 graus e a previsão de máxima é de 33 graus à tarde. A umidade do ar é considerada crítica, com 40%.

Com a primavera o período com luz solar também fica mais longo, com o nascer do sol (hoje, 22) às 5h38 e pôr do sol às 17h46.
Alex Ferreira
A primavera no Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira (22) às 15h19, e termina no dia 21 de dezembro, às 12h03. A primavera no Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira (22) às 15h19, e termina no dia 21 de dezembro, às 12h03.

O calor, dever ser a marca da nova estação. O meteorologista Lisandro Gemiacki, do Inmet aponta a previsão climática para volume de chuva levemente acima da média e também temperaturas um pouco mais altas do que o normal.

“Podem ocorrer episódios de frio, com temperaturas amenas, mas também ondas de calor, principalmente em outubro, antes do período chuvoso se consolidar”, explica.

Chuva na primavera
Durante a primavera, informa o Inmet, o processo de convergência de umidade vinda da Amazônia, que contribui para a definição da qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste e em parte do centro-sul da Região Norte.

Durante a estação, os acumulados de precipitação (chuva) no norte da Região Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros (mm), principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará.

As temperaturas são mais elevadas em grande parte da Região Norte, interior da Região Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário