20 de setembro, de 2025 | 17:00
Oficina ensina como tirar fotos com celular para mídias digitais
As alunas da formação do projeto Agregando Arte - Ano II” tiveram duas aulas especiais para incentivar a divulgação das peças de artesanato sustentável produzidas no curso: a oficina de Técnicas de fotografia com o celular para mídias digitais”, realizada com a parceria da Socialyte. A atividade formativa realizada neste mês integrou a capacitação técnica que estimula a economia criativa na região.Com 6 horas de duração, a oficina ministrada pelo fotógrafo e instrutor Tailles Heliodoro abordou conceitos básicos de fotografia, composição fotográfica, montagem de estúdio simples, edição com aplicação de celular, criação de conta profissional nas redes sociais, posts atrativos, catálogo de produtos no WhatsApp e uso de Inteligência Artificial para ajudar na criação de bio e post.
Rosana Lanza, aluna do projeto, revelou que as técnicas ensinadas vão potencializar as estratégias de divulgação e vendas de suas peças. Ampliei meu olhar com dessa oficina, aprendi a olhar a arte também através da fotografia, e a treinar o olhar para ser mais intencional na hora de tirar as fotos das minhas peças”, detalhou.
Artesanato sustentável
Na formação do projeto Agregando Arte, que é patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio do Instituto Usiminas, a diretora artística Rosane Dias compartilha suas técnicas criadas a partir de uma pesquisa inédita, com o uso do agregado siderúrgico para peças de artesanato. De forma totalmente artesanal, a artista transforma a matéria-prima em tintas, produzindo cores inspiradas na região do Vale do Aço, e uma massa que possibilita a criação de objetos tridimensionais, como bijuterias, peças de decoração e brindes.
Esta é a segunda turma da formação que alia arte, sustentabilidade e economia criativa. Desde fevereiro, 16 mulheres participam de aulas teóricas e práticas sobre o artesanato original e sustentável. O conteúdo do curso vai desde a identificação com a cultura e identidade territorial, passando pelas técnicas e preparação, pigmentação e utilização do agregado siderúrgico, sensibilização para o design até a parte do empreendedorismo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]