21 de setembro, de 2025 | 08:35
Projeto previne envolvimento de crianças com drogas em Santana do Paraíso
Enviada ao Diário do Aço
A iniciativa contempla, ao todo, 388 alunos de sete escolas da rede municipal

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
A proteção social de crianças que estão na fase de formação de personalidade integra uma iniciativa da Associação Amar e Renascer (AAMAR), que tem como presidente Pablo Bernardo de Melo D'Ávila. A associação conta com o apoio da loja maçônica Silêncio e Virtude, da loja maçônica Amor, Verdade e Justiça e da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais (GLMMG).
Fazem parte dessa iniciativa alunos na faixa etária de 10 a 11 anos que estão no 5º ano do ensino fundamental. Ao todo, são 388 alunos de sete escolas da rede municipal de Santana do Paraíso.
As escolas municipais envolvidas são: Idalino Amancio dos Santos; João Matias de Oliveira; José Dias Bicalho Filho; Josefino Anício de Oliveira, Maria Ivone Damasceno e Maria Rosa de Oliveira.
Para os representantes do projeto, é durante essa fase de transição da infância para a adolescência que as crianças se tornam mais vulneráveis a influências externas, e o trabalho de conscientização passa a ser fundamental. O projeto chegou às escolas após uma reunião com a gestão do município.
O coordenador geral do projeto, José Estêvão dos Santos, detalhou ao Diário do Aço que a campanha ocorre em cinco encontros em sala de aula, com o apoio de uma cartilha lúdica protagonizada pelos personagens Luiz e Maria.
Os temas abordados incluem: drogas lícitas e ilícitas; projetos de vida e futuro; falsas amizades; e como buscar ajuda diante de situações de risco. No quarto encontro, os alunos produzem uma redação com o tema Evite drogas, prefira a vida. No quinto, os melhores trabalhos são premiados”, pontuou.
O estudante que ficar em primeiro lugar ganha uma bicicleta. Já os alunos que ocuparem o segundo e terceiro lugar são contemplados com uma mochila com materiais escolares. A escola do vencedor também recebe uma mesa de pebolim (totó).
Também são promovidas palestras com pais e responsáveis durante as reuniões escolares, com temas como: perspectivas de futuro para os filhos, papel da família na formação da personalidade e prevenção ao uso de drogas.
Ampliação
José Estevão mencionou ao jornal que há expectativa para a ampliação da campanha, e que a continuidade dependerá dos resultados da avaliação realizada junto aos professores e diretores, além do apoio de parceiros.
Sem a contribuição de instituições como o Instituto Cenibra, as lojas maçônicas, a empresa Countai Consultoria e Assistência Contábil, dentre outros, não seria possível viabilizar o projeto”.
Em relação à receptividade das ações, ele alegou que tem sido muito positiva. As crianças participam ativamente dos debates e rodas de conversa, compartilham experiências e trazem dúvidas relevantes sobre o tema”, afirmou.
Acrescentou, ainda, que os professores e diretores têm demonstrado grande apoio, integrando os conteúdos da campanha às atividades escolares e reforçando o trabalho para além dos encontros presenciais com a equipe.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]