19 de setembro, de 2025 | 17:30

Bolsa Atleta: próxima segunda-feira é o último dia para se inscrever no programa



O Bolsa Atleta Ipatinga, programa municipal que oferece suporte financeiro a atletas, paratletas e técnicos amadores de diferentes modalidades, com o objetivo de valorizá-los e permitir sua participação em competições, tem feito história na cidade. O programa foi oficialmente implementado e regulamentado em novembro de 2023. Em abril de 2024, foi publicado o edital para a seleção de atletas. Desde então, os primeiros contemplados com o apoio financeiro têm levado o nome da cidade para vários lugares do país e do mundo, carregando na bagagem um incentivo a mais.

O programa chega à sua segunda edição e o prazo para inscrição está acabando. Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, é o último dia para fazer o cadastro. “Reforçamos: não perca o prazo. Acesse o site, confira os detalhes do edital, preencha o formulário e entregue a documentação. Essa é a sua oportunidade de contar com o apoio do Bolsa Atleta”, destacou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira.
Divulgação
Alain Ornelas é um dos nomes regionais apoiados pelo Bolsa AtletaAlain Ornelas é um dos nomes regionais apoiados pelo Bolsa Atleta

Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário disponível no site da Prefeitura de Ipatinga. O documento pode ser acessado na página principal, no ícone “Portal da Cultura, Esporte e Lazer” (https://cultura.ipatinga.mg.gov.br/principal), em seguida na opção “Bolsa Atleta”, “Anexos”, “Anexo I – Plano de Trabalho”. Ao clicar, o arquivo será baixado automaticamente e deverá ser preenchido com as informações pessoais. Depois, basta imprimir os documentos gerados e entregar toda a documentação em envelope pardo lacrado na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Av. Carlos Chagas, nº 825, bairro Cidade Nobre, 3º andar, sala 301).

O resultado preliminar será divulgado até 5 de outubro, com período de recurso entre 7 e 10 de novembro, e resultado final no dia 21 de novembro. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] .

Categorias
O Bolsa Atleta contempla três categorias. A estudantil é destinada a atletas e paratletas estudantes com idade igual ou superior a seis anos (mudança anunciada recentemente pela administração municipal) que tenham participado dos Jogos Escolares de Ipatinga (JEI), Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) ou de competições federadas. A individual é voltada para atletas e paratletas amadores a partir de 18 anos, participantes de competições, torneios, festivais e outros eventos em diferentes níveis. Já a técnica é destinada a treinadores, técnicos e assistentes envolvidos nas atividades esportivas. Ao todo, o programa poderá beneficiar até 100 pessoas, incluindo vagas reservadas para pessoas com deficiência.

Histórias reais
Alain Ornelas é um dos nomes regionais apoiados pelo Bolsa Atleta. Ele pratica atletismo. Recentemente, disputou o XXIII Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, em São Paulo, e se consagrou tetracampeão brasileiro, conquistando duas medalhas: ouro no lançamento de martelo e bronze no lançamento de martelete. Ele tem pela frente um novo desafio: o XXII Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, em Santiago, no Chile.

Outro atleta que vem se destacando é Rogério Queiroz Malheiros, esportista em uma modalidade que talvez não seja tão conhecida por todos, o ranch sorting. O ranch sorting é uma modalidade esportiva do universo do trabalho com gado, muito praticada nos Estados Unidos e que vem crescendo no Brasil. Ele surgiu da rotina dos vaqueiros em fazendas que precisavam separar o gado por lotes. Com o tempo, essa tarefa virou um esporte cronometrado e com regras bem definidas. Rogério conquistou o 4º lugar no ranking nacional e foi consagrado campeão mineiro da modalidade.

“O Bolsa Atleta é um incentivo muito grande. A gente sente que tem o apoio da cidade, da Prefeitura. Esse apoio ajuda muito no custeio, agrega demais para quem está competindo”, declarou Rogério.
Divulgação
O ranch sorting é uma modalidade esportiva do universo do trabalho com gadoO ranch sorting é uma modalidade esportiva do universo do trabalho com gado

O programa também tem apoiado atletas que praticam artes marciais, como é o caso do atleta Ângelo Rios. Professor e competidor, iniciou sua jornada aos 19 anos e, aos 30, conquistou a faixa preta. Atualmente, Ângelo ocupa o 1º lugar no ranking geral master 3, faixa preta, peso por peso da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), com um currículo repleto de títulos nacionais e internacionais.

“O esporte é tudo. Quando a gente fala que transforma vidas, eu sou um exemplo vivo disso. Venho, como muitos brasileiros, de uma realidade difícil, marcada por pobreza e violência no lar. Eu tinha tudo para não dar em nada, mas, graças a Deus, a arte marcial me mostrou um caminho diferente. É de suma importância o Bolsa Atleta. A gente sabe o tanto que o esporte pode transformar vidas, mas se não tiver apoio não tem como, tudo tem custo. E o programa veio para nos ajudar. Ajuda muito: é caro competir, treinar, se alimentar. O Bolsa Atleta veio para agregar”, afirmou Ângelo.

Além dos nomes mencionados e das modalidades citadas, o programa ainda contempla inúmeros atletas de diversas idades e em categorias diferentes. Desde adolescentes que representaram tão bem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) até os atletas que disputam o master. Temos ainda paratletas, como Isaque Oliveira, que foi campeão nas provas do arremesso de peso, lançamento de dardo e disco, trazendo três ouros para Ipatinga no JEMG.

As mulheres também se destacam. Há atletas da patinação, futsal, atletismo e judô. Uma das contempladas na 1ª edição é Donita Dias, que recentemente conquistou medalhas no XXIII Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, sendo campeã no salto triplo, 80m sobre barreiras, 300m sobre barreiras e revezamento 4x400m. “Essa bolsa está sendo fantástica para nós.”





Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário