20 de setembro, de 2025 | 08:40
Dnit tem intenção de colocar máquinas na pista no lote 8B ano que vem, afirma Movimento Pró-Vidas
Representantes do Movimento Pró-Vidas da BR-381 se reuniram em Brasília com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão. Durante a reunião ocorrida nesta semana, Fabrício destacou que a intenção é colocar máquinas na pista ainda este ano no lote 8A da rodovia. Já no lote 8B, a previsão é para o ano que vem. As informações foram divulgadas pelo Movimento ao Diário do Aço. Esses dois lotes começam em Caeté e vão até Belo Horizonte, passando por áreas atualmente tomada por invasões à margem da rodovia.
O diretor detalhou, também, que existe uma pendência com relação a uma norma do Tribunal de Contas da União (TCU), exigindo que para colocar a obra em andamento é necessário que todos os projetos estejam aprovados. Como traçado, contagem de tráfego, geométrico, topográfico, pavimento, drenagem e hidrológico.
Mas essa interpretação é para novos contratos, e não para contratos anteriores como é o caso do lote 8A da BR-381, que foi assinado no final do ano passado. Então o diretor-geral acredita que haja condições de colocar máquinas na pista ainda este ano no lote”, pontuou o coordenador do Movimento, Clésio Gonçalves.
Ele ainda afirmou que uma equipe do Dnit trabalha nos projetos do lote 8B, para que também, no início do próximo ano, haja condições de colocar máquinas na pista. Isso para nós foi bem interessante. Estávamos desanimados por não ter obras este ano, mas Fabrício foi muito afirmativo em dizer que teremos”, enfatizou.
O coordenador pontuou que a duplicação é importante para todos que trafegam pela rodovia, independentemente se forem do Vale do Aço, Vale do Rio Doce ou Médio Piracicaba, visto que se trata da chegada na capital.
O grande fluxo das pessoas que transitam pela BR-381 é para ir a Belo Horizonte, seja para reunião de negócios, tratamento de saúde ou lazer. Não adianta ter uma rodovia bem sinalizada ao longo do trecho e só faltando 20 ou 30 quilômetros para chegar e ficar engarrafado de uma a três horas conforme o dia”, concluiu.
Máquinas na pista é o serviço de terraplanagem, drenagem e asfaltamento, pintura, para fazer a duplicação. E a obra de duplicação conta com trator, carregadeira, caminhão, dentre diversos equipamentos para se fazer uma obra de construção.
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