
18 de setembro, de 2025 | 17:43
No HMC, 70% dos atendimentos são via SUS, que completa 35 anos em 2025
Neste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos, consolidado como um dos maiores e mais importantes sistemas públicos de saúde do mundo. Nesse cenário, o Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), se destaca como um pilar para o atendimento da população do Leste de Minas Gerais.
Atualmente, cerca de 70% dos atendimentos realizados no HMC são feitos por meio do SUS, destaca a FSFX. Os números de 2024 e do primeiro semestre de 2025 comprovam esse protagonismo: o hospital ocupa a 9ª posição em Minas Gerais em número de internações pelo SUS e está em 4º lugar no ranking de partos. Somente até junho de 2025, mais de 1.900 partos foram feitos pelo sistema.
Outro serviço é o do Centro de Terapia Renal Substitutiva. No primeiro semestre de 2025, o HMC ultrapassou 18 mil sessões de hemodiálise pelo SUS. Esse volume expressivo é resultado da estrutura robusta do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) da unidade I do HMC, que conta com 80 pontos de hemodiálise e mais de 100 máquinas, sendo um dos maiores de Minas Gerais. A unidade do CTRS de Timóteo dispõe de 35 cadeiras de diálise, com capacidade para atender até 70 pacientes diariamente. Além disso, o CTRS oferece modalidades como a Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD), destacando o HMC como referência nacional no cuidado a pacientes renais.
Assistência
A Oncologia também é um dos grandes diferenciais. Referência para cerca de 1,6 milhão de pessoas de 87 municípios de Minas Gerais, a unidade já realizou, apenas no primeiro semestre de 2025, mais de 12.900 sessões de quimioterapia e 8.389 de radioterapia. Habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), a área concentra mais de 85% de seus atendimentos destinados a pacientes do SUS, oferecendo tratamentos especializados em oncologia clínica, hematologia, radioterapia, oncologia pediátrica e cirurgia oncológica. A unidade recentemente de destacou por passar a ofertar gratuitamente a crioterapia capitar para mulheres em tratamento oncológico, contribuindo para que elas mantenham a sua autoestima em alta durante o tratamento.
Alta complexidade
Além disso, o HMC mantém sua vocação como hospital de alta complexidade, atendendo em áreas como cardiologia, neurologia, neonatologia, terapia intensiva e diversas outras especialidades. Neste contexto, o Hospital realizou neste primeiro semestre de 2025 mais de 4.500 cirurgias destinadas aos pacientes SUS.
Para o diretor-presidente da FSFX, Flaviano Ventorim, o aniversário do SUS é também um momento de reafirmar o compromisso do Hospital Márcio Cunha com a qualidade no atendimento à população. Nosso compromisso é seguir contribuindo para que cada paciente que passa por aqui receba um atendimento digno, seguro e resolutivo, reforçando o papel do SUS como uma das maiores conquistas sociais do país”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]