18 de setembro, de 2025 | 15:02
Ipatinga abre a Semana Nacional do Trânsito com ação na avenida Roberto Burle Marx
Divulgação
Evento que marca o início das atividades de conscientização contou com a presença de representantes de instituições públicas de segurança e entidades que trabalham com ações sobre o trânsito
Evento que marca o início das atividades de conscientização contou com a presença de representantes de instituições públicas de segurança e entidades que trabalham com ações sobre o trânsitoCom o objetivo de mobilizar toda a sociedade por um trânsito seguro, mais uma vez a administração de Ipatinga promove diversas ações na Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro.
A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta quinta-feira (18), na avenida Roberto Burle Marx, seguida de uma blitz educativa. A ação contou com a presença de representantes da administração municipal, do Legislativo, das polícias Civil, Militar e Municipal, do Corpo de Bombeiros, do Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), do Programa Prevenção de Acidentes (Sest Senat), do Instituto Raquel Barreto e da concessionária da Honda, MG Motos, divulgou o governo.
Neste ano, o tema da campanha é Desacelere. Seu bem maior é a vida”, lema amplamente tratado no mês de maio, na campanha Maio Amarelo. O desacelere não está ligado apenas à redução da velocidade. Está em caixa alta justamente para mostrar às pessoas, ao condutor, motociclista e pedestre, que desacelerar significa também ter mais paciência no trânsito e tolerância, o que resultará em um trânsito mais seguro”, declarou o secretário de Segurança e Convivência Cidadã, coronel Warley Silva.
A blitz de abertura da programação abordou diversos condutores e motociclistas levando uma mensagem de orientação. A delegada Lívia Athayde, chefe da Delegacia de Trânsito em Ipatinga, falou sobre a importância dessas ações e do papel da Polícia Civil na responsabilização de infratores no trânsito.
Este é o momento de chamar a atenção de todos de que a violência no trânsito é uma questão que a sociedade deve verificar com mais importância, porque um trânsito violento tira muitas vidas. A Polícia Civil sempre participa das campanhas. E é papel da nossa instituição, na segurança viária, a responsabilização daqueles condutores infratores que venham a se envolver em um acidente ou a praticar algum crime de trânsito, para que sejam responsabilizados. É muito importante que as ações preventivas sejam realizadas para evitar que os sinistros de trânsito ocorram, mas é muito importante também a responsabilização desses condutores que praticam crime de trânsito”.
Durante esta semana, estão programadas ações voltadas para conscientização de pedestres, condutores de automóveis e motociclistas. O trabalho busca sensibilizar a população para atitudes que são simples, mas necessárias e que podem fazer a diferença para que o trânsito seja um ambiente seguro, como não usar telefone ao dirigir, pilotar ou atravessar a rua, usar os itens de segurança como cinto de segurança e capacete e respeitar os limites de velocidade da via. Aproveitando a proximidade com o Dia da Árvore, nesta quinta-feira (18) foram entregues mudas.
Infrações frequentes
Em Ipatinga, no recorte de junho até o dia 11 de setembro, entre as infrações mais cometidas pelos condutores estavam dirigir veículo segurando telefone celular (187 infrações) e deixar de usar o cinto de segurança, com 73 registros.
Programação
Sexta-feira (19)8h30 | Blitz na av. Brasil, Iguaçu.
Segunda-feira (22)
8h30 | Blitz na av. Fernando de Noronha, Bom Retiro.
Terça-feira (23)
8h30 | Blitz na av. Felipe dos Santos, Cidade Nobre.
8h30 | Palestra para motociclistas, Colchões Polar.
Quarta-feira (24)
8h30 | Blitz na av. Selim José de Sales, Canaã.
Quinta-feira (25)
8h30 | Blitz na av. Londrina, Veneza II.
9h | Palestra na Legião da Boa Vontade (LBV).
Sexta-feira (26)
8h30 | Blitz na av. José Júlio da Costa, Ferroviários.
Quinta-feira (02)
15h | Palestra na Vital.
*Estas são ações programadas pela Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), podendo sofrer alterações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















Só Vendo
18 de setembro, 2025 | 22:16Registrem o momento klkkkkkk
Agente de trânsito de Ipatinga fora da viaturakkkk”
Mura
18 de setembro, 2025 | 21:37Temos que responsabilizar os donos das transportadoras assim como seus motoristas em caso de acidentes. Muitos dirigem falando ao celular assim como motoristas, motociclistas, ciclistas....todos no celular no trânsito...e ninguém multa...todos fazem vista grossa...fogem que não estão vendo.....por isso o alto índice de acidentes...mal súbito, perda de direção,...falha mecânica....e etc.......”
Mura
18 de setembro, 2025 | 21:32Campanha de trânsito para nós brasileiros não resolve. É perda de tempo e dinheiro. Nós brasileiros só aprendemos quando dói no nosso bolso....multas altas acima de 5 mil 10 mil reais e apreensão do veículo e proibição de dirigir e cadeia pra quem não respeita. Só assim nos brasileiros vamos começar a respeitar as leis.”
Bruno
18 de setembro, 2025 | 17:38Até que fim os agentes de trânsito de Ipatinga-MG vai trabalhar em 2025,demorou.”