
18 de setembro, de 2025 | 09:33
Fifa vistoria Ipatingão e Usipa para a Copa do Mundo Feminina, informa IFC
Divulgação
Clube organizou recepção, logística e incluiu visita técnica à Usipa; inspeção ocorreu nesta quarta-feira em Ipatinga

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) promoveu, na última semana, vistorias no Ipatingão e no complexo esportivo da Usipa, em Ipatinga, para avaliar a cidade do Vale do Aço como possível Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação do Ipatinga Futebol Clube, que detalhou que a interlocução com a comitiva foi conduzida pela diretoria do Ipatinga, responsável por organizar a recepção, alinhar horários, fornecer informações técnicas sobre os campos e apoiar os deslocamentos”.
Segundo a direção do clube, o contato partiu diretamente da Fifa para o Ipatinga FC, por ser o time da cidade e conhecer a estrutura local. O clube relatou ter coordenado detalhes de agenda, recepção no aeroporto, encaminhamento de informações sobre os gramados e insistido na inclusão da visita técnica à Usipa, parceira histórica do Ipatinga FC e da Usiminas, visando ampliar as possibilidades de receber duas seleções durante o torneio.
Conforme orientações da própria Fifa para inspeções, as visitas têm caráter estritamente técnico, com foco na análise das instalações, presença de responsáveis pela gestão e manutenção dos gramados e verificação de sistemas como irrigação, drenagem e iluminação. A entidade estabelece regras de comunicação: a imprensa não participa da vistoria e, ao fim, apenas um registro fotográfico oficial pode ser divulgado mediante aprovação do departamento de Comunicação da Fifa, detalhou o IFC.
Os Centros de Treinamento de Seleções (CTS) funcionam como a casa” das equipes durante a competição e combinam campo, hotel e logística. Entre os pontos valorizados pelas delegações estão campos de alto padrão preferencialmente dois gramados de 105 m x 68 m, com áreas de escape , vestiários adequados, privacidade e exclusividade, iluminação para treinos noturnos e infraestrutura de imprensa. A Fifa também ressalta deslocamentos curtos entre hospedagem e campo (na ordem de 20 a 30 minutos) e proximidade ao aeroporto (até cerca de 60 minutos).
De acordo com o processo apresentado em workshops técnicos, os CTS aprovados compõem um catálogo avaliado pelas seleções. Cada equipe visita as opções de interesse e envia suas preferências à Fifa, que depois confirma a alocação final dos centros de treinamento para as 32 seleções participantes.
A orientação operacional da Fifa para os locais inspecionados inclui limpeza e conservação das áreas, acessos desobstruídos, disponibilidade de projetos e plantas (especialmente de iluminação, irrigação e drenagem) e presença de equipes técnicas aptas a esclarecer reformas, capacidades e melhorias planejadas. No caso de Ipatinga, a interlocução do Ipatinga FC centralizou as informações e o apoio logístico às equipes envolvidas na vistoria.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Caramelo-harare Comunista
18 de setembro, 2025 | 09:48Ipatinga Futebol Clube é minúsculo. Tinha que mostrar o Luizão, o terror do Vale, estádio do time de maior tradição da região.”