CÂmara de Ipatinga 728x90

18 de setembro, de 2025 | 07:00

Entoando o 'Pai Nosso', deputados aprovam urgência para projeto de anistia a golpistas

Com decisão, relator será nomeado para definir alcance do texto

Com informações da Agência Brasil
Bruna Spada / Câmara dos Deputados
Urgencia foi aprovada com 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.Urgencia foi aprovada com 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), requerimento de urgência em favor do Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.

Caso o projeto seja aprovado também deverão ser anistiados os integrantes do governo de Jair Bolsonaro, acusados de planejarem um golpe contra a democracia após a derrota nas urnas em outubro de 2022.

O resultado foi bastante comemorado aos gritos por deputados a favor do projeto, que também entoaram a oração do “Pai Nosso” em plenário. Antes do encerramento da votação, parlamentares contrários à proposta gritaram palavras como "sem anistia".

A decisão de pautar a votação foi tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião com líderes partidários ocorrida mais cedo.
Divulgação / Câmara
A decisão de pautar a votação foi tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião com líderes partidáriosA decisão de pautar a votação foi tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião com líderes partidários

Entenda o caso

Há dois anos e meio, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram as sedes dos Três Poderes por não aceitarem a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

O requerimento de urgência acelera a tramitação da matéria, dispensando e reduzindo formalidades regimentais e prazos. Com isso, o texto poderá ser votado diretamente em plenário em qualquer momento sem precisar passar pelas comissões.

Após anunciar o resultado, Motta afirmou que o país precisa ser pacificado. "O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes a frente e o país precisa andar", disse.

Motta informou que designará um relator para o projeto nesta quinta-feira (18), para que ele articule um texto substitutivo "que encontre o apoio da maioria ampla da Casa".

Veja também:
Saiba o que é a 'proposta da blindagem' aprovada por deputados

O que é a anistia
De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o projeto concede anistia "aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei".

Aliados de Bolsonaro defendem que a anistia alcance também o ex-presidente, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão, em julgamento concluído na semana passada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Angela

20 de setembro, 2025 | 12:58

“Blasfêmia usando a palavra de Deus,se conhececem a bíblia não agiriam dessa forma, roubando e enganando as pessoas, todos filhos das trevas. Só pensam neles,para continuar roubando e não serem punidos.Por isso os ministros tem que agir para impedir.”

Rodrigo

18 de setembro, 2025 | 14:02

“Gostei muito dos comentários até aqui expostos. Gostaria muito que todos agissemos assim no ano que vem e colocasse pra fora da política esses corruptos.”

Cidadao

18 de setembro, 2025 | 13:07

“'Pai Nosso' não 'pai deles' ! Pior Congresso da história desse país. Deputados Mineiros que votaram a favor da Pec da Blindagem Ana Paula Leão (PP) - Bruno Farias (Avante) - Delegada Ione (Avante) - Delegado Marcelo (União Brasil) - Diego Andrade (PSD) - Dimas Fabiano (PP) - Domingos Sávio (PL) - Dr. Frederico (PRD) - Emidinho Madeira (PL) - Eros Biondini (PL) - Euclydes Pettersen (Republicanos) - Fred Costa (PRD) - Gilberto Abramo (Republicanos) - Greyce Elias (Avante) - Hercílio Diniz (MDB) - Junio Amaral (PL) - Lafayette de Andrada (Republicanos) - Leonardo Monteiro (PT) - Lincoln Portela (PL) - Luis Tibé (Avante) - Luiz Fernando Faria (PSD) - Marcelo Álvaro Antonio (PL) - Mário Heringer (PDT) - Mauricio do Vôlei (PL) - Misael Varella (PSD) - Nely Aquino (Podemos) - Newton Cardoso Jr (MDB) - Nikolas Ferreira (PL) - Odair Cunha (PT) - Paulo Abi-Ackel (PSDB) - Paulo Guedes (PT) - Pedro Aihara (PRD) - Pinheirinho (PP) - Rafael Simões (União Brasil) - Rodrigo de Castro (União Brasil) - Rosângela Reis (PL) - Samuel Viana (Republicanos) - Stefano Aguiar (PSD) - Zé Vitor (PL)”

Jns

18 de setembro, 2025 | 11:58

“SÓ JESUS NA CAUSA
Pai Nosso que estais no céu (...) livrai-nos do mal. Amém.

Eu sou evangélico e nunca vi um evangélico progressista. Não véspera da eleição presidencial, pastores pressionavam fiéis nas portas das igrejas:

Vota no Bolsonaro?
Se você não vota no Bolsonaro não precisa nem entrar...

EDUARDO CUNHA
Ex-Presidente da Câmara dos Deputados Federais
Comandante do Processo de Impeachment de Dilma Roussef.”

Tuta

18 de setembro, 2025 | 11:38

“Eu nunca golpe de estado com bíblia e cartazes na mão,só no Brasil que existe isto.”

Antonio

18 de setembro, 2025 | 11:10

“E rezam, é muito deboche para com o Brasil.”

Antifascista

18 de setembro, 2025 | 10:45

“No dia em que este país começar a oprimir os fascistas, essa câmara dos deputados nunca será tomada por eles de novo. Nazistas e Fascistes merecem a morte e jamais deveriam se assentar uma cadeira parlamentar, pois eles vão contra TUDO que a democracia defende. PL, PP, União Brasil e companhia estão cheios de fascistas e fascistam não governam para o povo, nunca. No dia em que a classe trabalhadora tiver consciência de classe, os fascistas queimarão e arderão no inferno, de onde eles jamais deveriam ter saído.”

Jns

18 de setembro, 2025 | 09:28

“Organizações Criminosas

Comando Vermelho -CV
Primeiro Comando da Capital -PCC
Comando da Câmara Ferderal -CCF”

Envie seu Comentário