
16 de setembro, de 2025 | 09:57
Cobrança em pedágios na BR-381 começa no dia 27 de setembro
Motocicletas, motonetas, ambulâncias, veículos oficiais e do Corpo Diplomático estão isentos do pagamento
FlyShow/Reprodução vídeo/Youtube
Início da cobrança foi autorizado por meio de publicação oficial da ANTT

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
As tarifas dos pedágios instalados na BR-381 em Caeté e em João Monlevade serão cobradas a partir de 0h do dia 27 de setembro (sábado). A autorização para início da cobrança foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na manhã desta terça-feira (16).
Conforme o documento oficial, fica determinado que a concessionária inicie a cobrança das tarifas de pedágio em 10 dias, contados da data de expedição deste ato autorizativo, observadas as regras de contagem previstas na cláusula 45.6 do Contrato de Concessão”.
Após a publicação, a Nova 381, que administra a rodovia, confirmou que a partir da primeira hora do dia 27/9 o usuário que passar por um destes pórticos terá a passagem do veículo registrada automaticamente.
A publicação da ANTT era a única pendência que impedia a iniciativa privada de começar a cobrança. O documento foi expedido um dia após a concessionária desmentir boatos que os pedágios entrariam em funcionamento no dia 15/9, última segunda-feira.
Valores
No texto publicado no DOU também constam os valores definidos nas duas praças de pedágio. Em Caeté (P1), terá a cobrança de R$ 15,50 para automóveis, caminhonetes e furgões de rodagem simples. Já os caminhões leves e ônibus pagam R$ 31.
Em João Monlevade a taxa é de R$ 12,90 para a categoria 1 e R$ 25,80 para a categoria 2. O valor máximo pode chegar a R$ 124 no P1 e R$ 103,20 no P2, visto que é adotado o mecanismo de multiplicador da tarifa a depender da quantidade de eixos e do tipo de rodagem. Motociclista tem passe livre, não vai pagar pedágio.
Pagamento e desconto
Para veículos com TAG, a passagem será debitada normalmente pela operadora e haverá dois tipos de desconto: Auto e Caminhão | DBT - Desconto Básico da Tarifa - 5% de desconto; Somente Auto | DUF - Desconto de Usuário Frequente - a partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês, o usuário passa a receber descontos adicionais e progressivos sobre a última tarifa paga. Quando atingir a 30ª passagem, o valor com desconto se mantém fixo até o fim do mês.
O usuário que não tiver a TAG no veículo poderá fazer o pagamento em postos com a localização identificada às margens da BR-381, além das bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs). Os totens instalados oferecem a opção de pagar pela passagem por meio do Pix ou cartão de crédito/débito.
No sistema eletrônico, as alternativas são o aplicativo da Nova 381 pelo celular ou pelo site pedagioeletronico.nova381.com, com pagamentos permitidos por Pix e cartão de crédito.
Mais pedágios
Há ainda três pontos que receberam os pedágios eletrônicos, também chamados de free flow”. Os demais equipamentos (que ainda não estão ligados) estão localizados em Jaguaraçu (km 280,150), Belo Oriente (km 227,500) e Governador Valadares (176,550), e tem a previsão de entrarem em funcionamento a partir do mês de novembro.
Tabela
Reprodução
Tabela de preços divulgada pela ANTT

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Flávio Barony
16 de setembro, 2025 | 12:02Peço licença para uma breve análise sem populismo, antes que alguém diga que já paga IPVA. O IPVA não é para rodovia, mas sim para segurança, saúde, educação e etc. No mais, a raiz deste problema reside na falta de dinheiro do orçamento Federal, corrompido por Emendas Parlamentares e outros gastos supérfluos . Pela 1002ª vez, indiscutível a necessidade da duplicação da 381! Contudo , este é o preço que pagaremos pelo governo ter realizado a concessão no modelo diferente da do trecho da 381 entre bh a SP, onde percorremos 600 km em 8 praças de pedágio ao valor de R$3,00 cada uma. Já o trecho bh a GV, pagaremos R$120 de pedágio também para percorrer 600 km, pois neste trecho a concessão também vai fazer a obra, diferentemente do trecho até São Paulo onde o governo fez a obra e passou para Concessão. Mas, não falta dinheiro para 5 bilhões em uma única eleição para custear o fundão eleitoral, R$ 50 bilhões para emenda parlamentar custear reduto eleitoral do legislativo, além de outras questões, as quais estão corroendo o orçamento federal. Vale lembrar que 5 bilhões é o valor suficiente para terminar a obra da 381 e com isto teríamos um pedágio com valor muito inferior. R$ 10 bilhões em investimento anunciado pelo governo significa que não haverá UM CENTAVO dos impostos que já pagamos e custearemos isso por 30 anos. Vale lembrar que a concessionária vai receber quase a metade do trecho entre Timóteo bh já duplicado ( lote 7 concluído, lote 3 com pendências e lote de Caeté até bh também será realizado pelo governo). Por fim, infelizmente temos que reconhecer: não havia outra forma de tirar a duplicação do papel dentro desse modelo orçamentário atual e foi a forma que as lideranças do Vale do aço encontraram! É o Brasil sem tabuada e interpretação de texto, mas que adora bater palma para politiqueiros?”