
15 de setembro, de 2025 | 11:13
Concessionária nega início de cobrança de pedágios na BR-381 nesta segunda-feira
Diante dos boatos e notícias veiculadas em portais, a Nova 381, empresa que administra a BR-381 de Governador Valadares a Caeté, negou que a cobrança de pedágio iniciou nesta segunda-feira (15).Mensagens que circulavam em aplicativos de mensagens indicavam que a cobrança nos pórticos de João Monlevade, no Médio Piracicaba, e em Caeté, na Região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), iniciariam no dia 15/9 no entanto, a concessionária informou que houve ruídos na informação”.
Apesar da cobrança nos dois pontos estar prevista para começar em setembro, a Nova 381 informou, por meio de nota, que ainda não há uma data específica. A definição está condicionada à publicação no Diário Oficial da União”.
Valores
De acordo com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, em entrevista para o Jornal da Itatiaia, os valores para os pedágios de Caeté e João Monlevade já estão definidos.
Inicialmente serão cobrados (pedágios) em duas praças, primeiro em Caeté e depois em João Monlevade. O preço inicial é de R$ 15,50, em Caeté, e de R$ 12,90, na praça de João Monlevade”, afirmou o presidente da ANTT à rádio Itatiaia.
Quem passa pela BR-381 já vê mudanças significativas. Soluções no pavimento e sinalizações verticais e horizontais, além dos serviços operacionais, ou seja, vamos ter guinchos para intercorrência nos carros e também auxílio médicos. Em Antônio Dias, recentemente, houve um desmoronamento, conseguimos liberar a pista rapidamente. Inclusive liberando o viaduto da Prainha, que vinha sendo prometido há décadas. Como foi verificado que as etapas do contrato foram cumpridas as etapas, autorizamos a cobrança do pedágio”, explica Sampaio.
Nota da Nova 381
A Nova 381 Concessionária de Rodovias informa que o início das operações dos pedágios está previsto para setembro, porém condicionado à autorização da ANTT Agência Nacional de Transportes Terrestres após o cumprimento de obrigações contratuais do plano inicial de manutenção do pavimento e conservação da faixa de domínio. Os valores serão divulgados ao público a partir da publicação no Diário Oficial da União. Serão cinco praças de pedágio sem cancela (free flow): em Caeté (km 411,850), em João Monlevade (km 345,270), Jaguaraçu (km 280,150), Belo Oriente (km 227,500) e Governador Valadares (176,550).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]