14 de setembro, de 2025 | 06:00

Ambientalista Cláudio Guerra lança o livro “Quem São Eles, Os Rios?”

Divulgação
O ambientalista Cláudio Guerra lança livro na quarta-feiraO ambientalista Cláudio Guerra lança livro na quarta-feira
As águas e os rios são temas da maior mais importância no mundo contemporâneo, pois estão presentes em todas as atividades de nosso dia a dia. Com lançamento marcado para a próxima quarta-feira (17), a partir das 19h, no Hotel Metropolitano - avenida Jullita Pires Bretas, 644, Coronel Fabriciano - o livro “Quem São Eles, Os Rios?”, do ambientalista Cláudio Bueno Guerra, mostra que o lamentável cenário de degradação dos rios, em várias as partes do mundo, carrega consigo uma questão emblemática: pouco nos foi ensinado sobre a importância deles e isso está nos levando a perder os vínculos com eles. Preservar ou reabilitar os rios custa caro é o mote! Esta é uma conta que sempre fica para as próximas gerações que irão pagar a conta de tragédias ambientais de outrem, como nos casos dos rios Doce e Paraopeba (Brumadinho).

Tendo cursado o mestrado em Engenharia Ambiental no Unesco- IHE (Instituto de Educação para a Água), em Delft, Holanda - um dos principais centros de excelência na área de recursos hídricos no mundo, Cláudio Guerra faz desse livro uma síntese de cerca de 32 anos de trabalho como consultor ambiental, para instituições como a UFMG, Unicef, Unesco, ANA e em projetos do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Foi também coordenador na formação dos comitês das bacias hidrográficas dos rios Caratinga, Piracicaba, Santo Antônio e Doce.

O objetivo do livro é disponibilizar informações básicas para que o leitor tenha uma visão geral sobre a importância econômica, social, ambiental, cultural e histórica dos rios. Na primeira parte da obra, ele aborda o conceito de rio. Em seguida, ele faz uma viagem ao longo de importantes bacias hidrográficas, descrevendo um panorama atual de alguns dos rios mais importantes do planeta, como o Nilo, o Tigres/Eufrates, o Jordão, o Mississipi, o Amazonas, o São Francisco, o Doce e o Piracicaba (às margens do qual nasceu o autor). Ao final de 256 páginas, “o autor enfatiza a relação de dependência entre os rios e nosso futuro, onde a questão da nova governança das águas se torna não só estratégica, mas assume também um caráter de sobrevivência”, enfatiza a assessoria.

Experiência e reconhecimento
Em seus 32 anos de trabalho, Claudio ministrou dezenas cursos de capacitação ambiental, com ênfase em recursos hídricos, e participou de inúmeros seminários, fóruns e conferências sobre o tema, em vários estados brasileiros e países da Europa. Além disso, publicou nove livros, alguns em parceria com outros autores, em sua grande a maioria sobre a realidade socioambiental dos rios Doce e Piracicaba.

Em 2007, Claudio obteve o reconhecimento internacional de seu trabalho ao receber homenagem da Unesco, em Delft, na Holanda. Ele teve sua experiência profissional relatada em dois livros publicados em inglês pela Unesco: “Water Education for a ChangingWorld” (2007) e “Water, Cultural Diversity and Global Environmental Change” ( 2012). Mais informações: (31) 99952-0709.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Monica Arcanjo

13 de setembro, 2025 | 14:35

“Parabens Claudio Guerra, quero um exemplar da obra,onde comprar aqui em Belo Horizonte/MG, voce enviariam pelos correios?”

Envie seu Comentário