12 de setembro, de 2025 | 00:01
Elísio Cacildo recebe prêmio da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
O engenheiro metalúrgico aposentado, Elísio Cacildo Vieira, foi homenageado com o Prêmio de Reconhecimento da Comissão Técnica de Conformação e Produtos Metálicos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) esta semana, em São Paulo.
O prêmio foi entregue em reconhecimento às suas realizações profissionais, contribuição para o avanço da competitividade e sustentabilidade da área no Brasil, empenho e comprometimento como colaborador nas atividades da ABM, por ocasião da celebração do 60º Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos.
Formado em Engenharia Metalúrgica pelo Minas Instituto de Tecnologia (MIT) de Governador Valadares e natural de Ponte Nova, Elísio veio para Ipatinga em 1965, quando iniciou sua trajetória na Usiminas, permanecendo por 40 anos, onde trabalhou especialmente na área de laminação. Na ABM, foi coordenador de cursos seminários e indicado por Rinaldo Campos Soares para ser representante da Usiminas na área de cursos de laminação. Lá, entrou na década de 1980, e era atuante até cerca de cinco anos atrás.
Também foi gerente da Agência de Desenvolvimento de Ipatinga (ADI), assumindo assim que se aposentou na usina. Atualmente, aos 84 anos de idade, é assessor da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi).
À reportagem do Diário do Aço, o homenageado contou como se sentiu ao receber a premiação. Eu sinto uma enorme ponta de orgulho. Eu fico será que eu merecia?, até mesmo pelo tempo que se passou. Me pergunto o porquê se lembraram de mim. Mas eu tenho muito orgulho disso”, relatou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]