DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

12 de setembro, de 2025 | 17:30

Fotobiografia com moradores de Antônio Dias é lançada no 16º Salão do Livro

Fotos: Teuller Morais/Divulgação
Publicação reúne fotografias, relatos e textos sobre a comunidade de Antônio DiasPublicação reúne fotografias, relatos e textos sobre a comunidade de Antônio Dias
A fotobiografia “A gente é que sabe”, publicação de autoria do projeto artBEM, será lançada no 16º Salão do Livro do Vale do Aço, neste domingo (14), às 16h, no jardim externo do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, com entrada gratuita. O livro é uma extensão da exposição de mesmo nome realizada em maio de 2023, em Antônio Dias.

Ao apresentar uma série de fotografias de pessoas moradoras da cidade em seus contextos cotidianos, “a obra valoriza a memória, a oralidade e a presença dos povos e territórios tradicionais, como forma de resistência e afirmação cultural”, ressalta a produção. A publicação também apresenta textos de quatro mulheres - Lindaura, Terezinha, Graça e Margarida - a partir de conversas gravadas e posteriormente editadas com a colaboração de familiares.

Mulheres ganham espaço no projeto com moradoresMulheres ganham espaço no projeto com moradores
Simbolismo
Para Anaís Della Croce, uma das diretoras da Aventura Produtora, responsável pelo projeto artBEM, o lançamento da primeira publicação originada pelo projeto em Antônio Dias, em um evento literário reconhecido regionalmente, é muito simbólico. “O artBEM também trabalha para ampliar o desdobramento dos produtos gerados durante o projeto tornando-os cada vez mais vivos, trazendo mais visibilidade para os moradores que participam de todo o processo. Ao levar a obra para o Salão do Livro, convidamos toda a região a olhar para as suas raízes históricas, gerando valorização cultural da cidade considerada a mãe do Vale do Aço”, enfatiza.

O livro é uma forma de resistência e afirmação culturalO livro é uma forma de resistência e afirmação cultural
O livro “A gente é que sabe” foi lançado primeiramente em junho deste ano, em Antônio Dias, com a presença das pessoas retratadas no livro e seus familiares, além de autoridades municipais e agentes da equipe do projeto. A publicação foi produzida como uma das etapas do projeto artBEM, que é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Bemisa, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário