11 de setembro, de 2025 | 16:36
Sub-20 do Ipatinga/Usipa é formado por mais de 80% de atletas da região
Divulgação
O time da Usipa impressionou pelo bom futebol e deverá revelar bons talentos para o profissionalismo

Muito se cobra de clubes da região dar oportunidade a jovens talentos que almejam a carreira de jogador profissional. Tradicional celeiro de atletas espalhados pelo Brasil e exterior ao longo das últimas quatro décadas, o Vale do Aço segue como fonte reveladora. E o clube mais tradicional da região nesse quesito, a Usipa, deu um passo importante nesta temporada.
A parceria com o Ipatinga Futebol Clube, no Sub-15, Sub-17 e Sub-20, na disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão dessas categorias, abriu as portas para dezenas de jovens que dificilmente teriam chances de buscar oportunidade fora da região, em razão de uma série de fatores.
Desta feita, o clube terá a possibilidade de ser recompensado financeiramente com a profissionalização e também possíveis negociações futuras de jogadores, a prioridade foi formar os elencos com jogadores do colar metropolitano. Pelo contrato entre a agremiação e o Ipatinga, qualquer negociação de atletas formados na Usipa, um percentual será repassado ao clube.
Sub-20, um exemplo
O Sub-20, última categoria antes de se profissionalizar, que inicia neste fim de semana as quartas de final contra o Minas Boca, conta com trinta atletas. Além de serem apenas cinco no último ano desta categoria (nascidos em 2005), mais de 80 por cento são do Vale do Aço. Isto comprova a política do clube de oportunizar e revelar jogador da região. O elenco comandado pelo experiente técnico Rômulo Gama tende a deslanchar a carreira de vários jogadores, conforme as avaliações nos treinamentos diários e o desempenho nos jogos contra equipes de qualidade de diversas regiões do estado. A opinião do treinador e da coordenação de futebol sobre o elenco é a de que, independentemente de onde chegue no Mineiro, há atletas de grande futuro e que o trabalho surtiu o efeito desejado de recolocar a Usipa no mercado da bola e de alavancar a carreira de vários jogadores.
Diário do Aço


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]