09 de setembro, de 2025 | 21:50
Porta-voz da Casa Branca afirma que os EUA podem usar ''poderio militar'' contra o Brasil
Informações da Agência Brasil
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, criticou nesta terça-feira (9) declaração do governo dos Estados Unidos de que o país poderia usar seu "poder militar" para retaliar o Brasil por causa do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mais cedo, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente Donald Trump não teme em usar "meios militares" em defesa da liberdade de expressão no mundo.
Em uma postagem nas redes sociais, a ministra afirmou que chegou ao "cúmulo" a "conspiração da família Bolsonaro contra o Brasil", apontando para a articulação conduzida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro para que os EUA sancionem o Brasil.
"Não bastam as tarifas contra nossas exportações, as sanções ilegais contra ministros do governo, do STF e suas famílias, agora ameaçam invadir o Brasil para livrar Jair Bolsonaro da cadeia. Isso é totalmente inadmissível'", disse a ministra.
Ela defendeu ainda a cassação do deputado federal, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
"Ainda dizem que estão defendendo a "liberdade de expressão". Só se for a liberdade de mentir, de coagir a Justiça e de tramar golpe de Estado; estes sim, os crimes pelos quais Bolsonaro e seus cúmplices estão sendo julgados no devido processo legal", acrescentou.
Casa Branca
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o governo considera a liberdade de expressão uma prioridade máxima, citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
"Não tenho nenhuma ação adicional [contra o Brasil] para apresentar a vocês hoje. Mas posso dizer que esta é uma prioridade para o governo. E o presidente [Donald Trump] não tem medo de usar o poderio econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo", disse a porta-voz, conforme informou a agência Reuters e publicado pela Agência Brasil.
Julgamento
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou hoje o julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista. Os ministros Alexandre de Moraes, relator da ação penal, e Flávio Dino votaram pelas condenações. Faltam três votos.
A sessão foi suspensa e será retomada amanhã (10) para o voto dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















Justo
16 de setembro, 2025 | 17:11Brasil tem que ser deletado pra ser reiniciado, eh lugar que tem bandidos”
Stop
10 de setembro, 2025 | 11:52Minha Duvida é o patriota, vai defeder qual bandeira?”
Geraldo
10 de setembro, 2025 | 09:46? imenso o estrago causado pelo Bolsonaro , sua família e seus aliados para o Brasil . Este câncer tem de ser extirpado definitivamente do Pais . Não basta os 700000 mortos .”
Saibro
10 de setembro, 2025 | 09:29Então tá fácil, vai lá e invade a Rússia, a China e a Arábia Saudita, maior aliado americano no Oriente Médio, que são países que proíbem qualquer uso das redes sociais de empresas americanas.
E tem gente do deus (minúsculo mesmo), pátria (dos outros) e família (a deles) que defende esta turma.
A bolsa de apostas é quantos anos, pq pela condenação ninguém aposta contra, pois é fatura liquidada.”
Antonio
10 de setembro, 2025 | 08:31A liberdade que eles querem nas redes sociais é só para espalhar fake news, discurso de ódio, racismo e pedofilia que eles gostam muito, bando de criminosos safados.”
Detoni
10 de setembro, 2025 | 08:30Quando leio notícias como essa, eu tenho certeza que a turma do fundão do ônibus, a famosa turma do fundão da 5ª Série, chegou ao governo dos Estados Unidos, assim como esteve no governo do Brasil. Deus é mais!”
Amilar
10 de setembro, 2025 | 08:02Esses pessoal estão vivendo em outro mundo, tem que prender todos o mais rápido possível. Esses Bolsonarista tem que cair na real”
Brasileiro
10 de setembro, 2025 | 07:06Estou pronto pra defender a nossa soberania, Bolsonaro e seus na cadeia já..”
Cidadão Brasileiro
10 de setembro, 2025 | 04:48Li, assustado, manifestação de vários brasileiros torcendo pela "intervenção americana" no Brasil. Pensa numa gente retardada.... Mas não vai acontecer. Fontes ligadas à Defesa brasileira relataram a CNN noite passada considerar uma "bravata" americana as declarações da secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, de que o presidente dos EUA, Donald Trump, não tem medo de usar recursos militares e econômicos para "proteger a liberdade de expressão".
Para essas fontes, as declarações não são críveis nem factíveis e integram um contexto de tensionamento político e econômico entre os dois países sem chances de evoluir para uma tensão militar.”
Paulo
10 de setembro, 2025 | 02:10Mais um motivo pra prender Bolsonaro e sua quadrilha.”
Emerson
09 de setembro, 2025 | 23:05Parabéns aos Estados Unidos”