10 de setembro, de 2025 | 08:45

Transição entre inverno e primavera deve ter dias mais quentes, adianta meteorologista

Alex Ferreira/Arquivo DA
Mudança de estação vem com fim do período seco e primavera começa com céu claro Mudança de estação vem com fim do período seco e primavera começa com céu claro

Por Bruna Lage Repórter Diário do Aço
Os últimos dias do inverno, e que antecedem a primavera, devem ser mais quentes do que os das semanas anteriores, quando os termômetros ficaram abaixo dos 20 graus em algumas madrugadas. A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes, estima que o aumento deva ser de até 3ºC acima da média recente e lembra que a nova estação começa em 22 de setembro às 15h19 da tarde.

“Tem data e hora marcada, porque corresponde ao momento em que a Terra está numa posição em que ambos os hemisférios recebem a mesma quantidade de energia, por isso que chamamos de equinócio. Nós temos equinócio de outono e equinócio de primavera. Normalmente, as maiores temperaturas do ano nós observamos entre o fim do inverno e início da primavera, então até nesses próximos dias nós teremos temperaturas bem elevadas, não vai caracterizar necessariamente onda de calor, mas teremos aí temperaturas bem elevadas no decorrer desta semana em praticamente todo o estado, inclusive no Vale do Aço”, estima.

Já nesta semana foi possível perceber o aumento da temperatura. A previsão para esta quarta-feira (10), por exemplo, é de máxima de 33 graus, assim como na quinta-feira (11), de 31º.

Chuva
Anete acrescenta que uma das características de setembro é que as primeiras pancadas de chuva costumam ocorrer no decorrer do mês, um declínio do período seco. “Lembrando que essas primeiras pancadas normalmente vêm como rajadas de vento, muito raio, às vezes até precipitação de granizo, mas o volume de chuva é pequeno. Então, esse fim de inverno, início da primavera, é marcado ainda por predomínio de céu claro, grande variação das temperaturas ao longo do dia e não se descarta a possibilidade, inclusive, de uma onda de calor, embora não esteja prevista”, aponta.

A meteorologista projeta que no decorrer de outubro deve ocorrer a transição entre o período seco e o período chuvoso. “As pancadas de chuva passam a ser mais frequentes. E entre o fim de outubro até o início de novembro, a estação chuvosa já está estabelecida. Esse início da primavera corresponde ao encerramento mesmo, não só do inverno, mas do período seco. Recapitulando, os primeiros dias ainda com temperaturas bastante elevadas, características típicas do fim do inverno, mas no decorrer do mês de outubro a expectativa é que vá mudando e que até o fim de outubro, início de novembro, a gente tenha o período chuvoso já estabelecido”.

Inverno mais frio
Anete lembra que 2025 foi de um inverno mais frio que o de 2024, assim como o outono. “Ano passado as condições globais eram diferentes, nós estávamos sob condição de El Niño até junho, isso impediu o avanço de massas de ar frio, tanto que no outono do ano passado nós tivemos apenas uma massa de ar frio que avançou para o Brasil Central e Sudeste e chegou com fraca intensidade entre o fim de maio e o início de junho. Esse ano nós já tivemos três massas de ar frio, duas no outono, uma no inverno, que chegaram até a região central e Sudeste, atingindo inclusive Minas Gerais. Mas ficou mais frio dentro das características normais, o que não aconteceu ano passado”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário