
07 de setembro, de 2025 | 08:29
16º Salão do Livro abre programação e homenageia escritora Adélia Prado
Rodrigo Zeferino/Divulgação
A programação intensa começa na próxima terça-feira e vai até domingo, no Centro Cultural Usiminas
A presença histórica e potente das mulheres na literatura brasileira será tema do 16º Salão do Livro do Vale do Aço, que começa na próxima terça-feira (9) e vai até domingo (14), no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. O evento literário homenageia a escritora mineira Adélia Prado, reconhecida com o Prêmio Camões 2024 e o Prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras, ao lado das escritoras do Vale do Aço. 
A programação conta com teatro, música, intervenções, roda de conversa, espaços instagramáveis e a Feira de Livros. Toda a programação é gratuita e conta com disponibilidade de intérprete de Libras e audiodescrição com agendamento prévio. Confira em www.salaodolivrovaledoaco.com.br.
Mulheres na literatura
A abertura solene do 16º Salão do Livro terá a presença da atriz Ana Prado, filha da escritora mineira homenageada, ao lado do ator Jorge Emil, acompanhados do pianista Túlio Mourão, com o espetáculo Drummond e Adélia - Diálogo Poético”. O recital de música e poemas de Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado será na terça-feira (9), às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Os últimos ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria.
As noites de atrações vão contar com programação especial para educadores e demais interessados, na tenda montada no jardim interno do Centro Cultural Usiminas. Na quarta-feira (10), às 19h30, a roda de conversa sobre Literatura Afro Brasileira” terá como convidadas Maria Mazzarelo, professora, escritora e editora brasileira; Madu Costa, pedagoga, narradora de histórias, compositora e escritora de literatura infantil; e Edna Imaculada, professora, atriz, contadora de histórias, presidente e cofundadora do Coletivo Roda das Pretas.
Na quinta-feira (11), às 19h30, o tema Mulheres na Educação e Interseccionalidades culturais, ancestralidades e o pertencimento identitário” terá como convidadas Iara Viana, subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado de Minas Gerais; e Edvania de Lana de Morais, superintendente Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. Para abordar o tema Literatura dos Povos Originários”, na sexta-feira (12), às 19h30, a terceira noite de roda de conversa terá as convidadas Auritha Tabajara, escritora, poeta e contadora de histórias, conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil; e Marilda Castanha, escritora e ilustradora.
Nesta edição, a tradicional Feira de Livros do SLVA terá 20 estandes das principais editoras, livreiros e distribuidores de Minas Gerais, com obras literárias que vão dos clássicos às novidades editoriais, com uma curadoria especial garantindo a oferta de livros de qualidade ao público. A feira será aberta com o cortejo do Baque Mulher, também na terça-feira (9), às 18h30.
O 16° Salão do Livro Vale do Aço é realizado por meio do edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, sob o CA n° 2024.3809.0037, com patrocínio exclusivo da Usiminas, apoios institucionais da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e da Câmara Mineira do Livro e apoios culturais do Sebrae Minas Regional Vale do Aço e do Shopping Vale do Aço.
SERVIÇO
16º Salão do Livro Vale do Aço
9 a 14 de setembro de 2025 (de terça-feira a domingo), no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga
Programação: www.salaodolivrovaledoaco.com.br
Informações: [email protected]
Redes sociais: @salaodolivrova (Instagram) e @salaodolivroipatinga (Facebook)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]