07 de setembro, de 2025 | 08:30

Hospitais da região receberão livro infantil focado na humanização de internações

Enviada ao Diário do Aço
Lurdiano está no 9º período do curso de Medicina na faculdadeLurdiano está no 9º período do curso de Medicina na faculdade
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O letrólogo, administrador e estudante de Medicina do 9º período, Lurdiano Freitas, lançou em agosto, no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, o livro "Heitor vai ter que dormir no hospital". Com tiragem inicial de 3 mil exemplares financiados com recursos próprios, a iniciativa prevê a doação dos livros a hospitais da região do Vale do Aço, começando pelo Hospital Metropolitano Unimed (HMEM), na próxima sexta-feira (12).

Segundo afirma Lurdiano, a inspiração surgiu da observação diária de seus pacientes "mirins" durante a prática médica. "Foi vendo meus 'minis' pacientes internados que percebi a necessidade de mostrar que o hospital pode ser um lugar menos assustador e até legal", pontua.

Lurdiano também detalha que o livro percorre todas as etapas da internação hospitalar pela perspectiva de uma criança, com ilustrações e diálogos lúdicos que estimulam a empatia. Para o autor, o diferencial do projeto é justamente transformar a hospitalização, muitas vezes dolorosa, em um momento de acolhimento e aprendizado.

"Depois de anos compartilhando práticas de humanização, percebi que precisava dar um passo além. A medicina que acredito também pode ser feita de histórias, cores e cuidado", finaliza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário