07 de setembro, de 2025 | 08:30
Hospitais da região receberão livro infantil focado na humanização de internações
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoO letrólogo, administrador e estudante de Medicina do 9º período, Lurdiano Freitas, lançou em agosto, no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, o livro "Heitor vai ter que dormir no hospital". Com tiragem inicial de 3 mil exemplares financiados com recursos próprios, a iniciativa prevê a doação dos livros a hospitais da região do Vale do Aço, começando pelo Hospital Metropolitano Unimed (HMEM), na próxima sexta-feira (12).
Segundo afirma Lurdiano, a inspiração surgiu da observação diária de seus pacientes "mirins" durante a prática médica. "Foi vendo meus 'minis' pacientes internados que percebi a necessidade de mostrar que o hospital pode ser um lugar menos assustador e até legal", pontua.
Lurdiano também detalha que o livro percorre todas as etapas da internação hospitalar pela perspectiva de uma criança, com ilustrações e diálogos lúdicos que estimulam a empatia. Para o autor, o diferencial do projeto é justamente transformar a hospitalização, muitas vezes dolorosa, em um momento de acolhimento e aprendizado.
"Depois de anos compartilhando práticas de humanização, percebi que precisava dar um passo além. A medicina que acredito também pode ser feita de histórias, cores e cuidado", finaliza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]