05 de setembro, de 2025 | 17:00

Projeto Quintal Literário inicia encontros de incentivo à leitura nas comunidades

Nilmar Lage/Divulgação
Projeto pretende transformar quintais em espaços de convivência literáriaProjeto pretende transformar quintais em espaços de convivência literária
A primeira edição do projeto “Quintal Literário” será neste sábado (6), no espaço do Outeiro de Minas, na zona rural do Tribuna, em Ipatinga. Realizada com o propósito de transformar os quintais da cidade em locais de encontro e convivência literária, a iniciativa partiu de uma convocatória simples que permitiu que famílias e comunidades se inscrevessem para receber as ações culturais. A curadoria de Luciano Botelho e Wenderson Godoi, do Hibridus Ponto de Cultura, priorizou lugares que ampliem “o alcance cultural para além dos circuitos convencionais”.

Na lista de locais já selecionados para compor o roteiro do projeto, além do Outeiro de Minas, estão a Fazendinha, no bairro Vila Celeste, e quintais residenciais nos bairros Iguaçu e Esperança. Está previsto, também, um encontro especial no Centro de Memória Usiminas (CMU), no bairro Castelo, que abriga um dos mais importantes acervos de artes da região. Para viabilizar essa participação do público, um ônibus gratuito será disponibilizado em parceria com o Instituto Usiminas, contando com a articulação de comunidades por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Parcerias
Em parceria com o Instituto Usiminas, também, a Biblioteca Central de Ideias apresentará ao público durante as edições dos quintais o seu programa de delivery gratuito de livros para associados: todas as terças-feiras, um “motoboy literário” busca e entrega exemplares solicitados por e-mail ou telefone, após consulta ao acervo on-line da entidade.
Por sua vez, a Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares vai mostrar a sua atuação ao longo de décadas e promover doação de livros para a comunidade. Outra parceria fundamental é com a Livraria Leitura, que também vai doar obras literárias e oferecer descontos especiais na aquisição dos livros que o projeto destinará ao público participante dos quintais.

Atrações
O Quintal Literário propõe oferecer rodas de leitura, oficinas e contação de histórias, para reunir famílias, crianças, jovens e idosos em atividades que fortalecem os laços comunitários por meio da literatura. A iniciativa inclui a doação de 150 livros, incluindo obras de escritores locais e vouchers da Livraria Leitura, incentivando a continuidade ao hábito da leitura.
O projeto contará também com o lançamento de livros de autores locais, como a escritora Nadia Rocky, ampliando a visibilidade para a produção literária da região. “E para completar o clima de acolhimento, em todos os encontros haverá pipoca quentinha gratuita para o público”, ressalta a organização do evento.

O projeto é realizado por meio do Acervo Hibridus - biblioteca comunitária, como proponente Christiane Juliana, e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).

Programação
Quintal Literário - sempre aos sábados, das 14h às 17h:
6 de setembro - Ulisses/Outeiros de Minas - bairro Tribuna
13 de setembro - Ronaldo/Fazendinha - bairro Vila Celeste
20 de setembro - Marcelo - bairro Iguaçu
27 de setembro - Jeruza - bairro Esperança
4 de outubro - Centro de Memória Usiminas
A programação completa está no site: www.hibridus.com.br
Mais informações: (31) 98887-9761
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário