
04 de setembro, de 2025 | 17:55
Ipatinga terá seu primeiro leilão de saneamento na Bolsa de Valores
Divulgação
Prefeito Gustavo Nunes assina com a B3, responsável pelos maiores leiloes do país, para garantir transparência e investimentos no saneamento

A administração de Ipatinga deu, nesta quinta-feira (4), um passo importante para a modernização do saneamento básico. O prefeito Gustavo Nunes assinou em São Paulo o contrato com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que será responsável por conduzir o leilão da nova concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. As informações são do governo municipal.
A B3 é o principal ambiente de negociações do país e concentra os leilões realizados pelo governo federal e por diversos estados. A escolha da Bolsa de Valores como sede do processo assegura transparência, lisura e segurança em todas as etapas.
É a primeira vez que Ipatinga realiza um leilão dessa natureza diretamente na Bolsa de Valores. O próximo passo será a publicação do edital de licitação, que definirá a empresa responsável pelos serviços de saneamento pelos próximos 30 anos.
O processo começou em fevereiro de 2022, após o encerramento do contrato com a Copasa. Desde então, a administração municipal, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), elaborou um novo modelo de concessão alinhado ao Marco Legal do Saneamento. Dois editais chegaram a ser lançados, mas foram suspensos por decisões judiciais. A alternativa encontrada foi transferir o processo para a B3, reforçando a lisura e a credibilidade da iniciativa.
O prefeito Gustavo Nunes destacou o caráter histórico da assinatura. Conseguimos avançar em tempo recorde com a homologação e assinatura do contrato. A B3 é uma instituição reconhecida nacionalmente, o que dá credibilidade ao processo. Agora, seguimos para a publicação do edital”, afirmou.
Com a nova concessão, Ipatinga terá condições de atrair investimentos para ampliar a rede de abastecimento de água e o tratamento de esgoto, atendendo à demanda crescente da cidade e melhorando as condições ambientais e sanitárias nas próximas décadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]