
04 de setembro, de 2025 | 08:46
Detentas do Presídio de Timóteo participam de oficina de ressocialização
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoO 16º Salão do Livro Vale do Aço ocorrerá do dia 9 ao dia 14 de setembro e como parte da programação está uma oficina de biojoias no Presídio de Timóteo, ministrada por Jaqueline Carla, uma artesã que reside no bairro Bom Jardim, em Ipatinga.
Um dos intuitos da ação é atuar na ressocialização das mulheres presas, visto que os detentos que não passam por programas como esse tendem a retornar às ruas de forma mais violenta ou alienada.
O projeto é realizado por meio do edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio exclusivo da Usiminas, apoios institucionais da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e da Câmara Mineira do Livro e apoios culturais do Sebrae Vale do Aço e do Shopping Vale do Aço.
Ressocialização
Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, Jaqueline Carla detalhou que participarão da ação detentas do presídio, sendo divididas em quatro turmas de 20 mulheres, somando 80 participantes.
Na oficina, haverá biojoias, colares com sementes. Passarei algumas técnicas e conhecimentos de como trabalhar com os itens. Ao passar um ofício do saber popular por meio da arte, as mulheres podem obter um olhar de esperança na sua ressocialização”, afirmou.
Ao jornal, ela pontuou que o artesanato é a principal fonte de renda de várias famílias brasileiras, além de ser uma forma de terapia, conhecimento e entretenimento”.
Mais informações
É possível obter mais informações sobre a ação por meio das mídias sociais do projeto. No Instagram, o perfil é @salaodolivrova. Já o perfil do Facebook pode ser acessado por meio do link salaodolivroipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]