DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

04 de setembro, de 2025 | 08:45

Vale do Aço se mobiliza para participar do Grito dos Excluídos

Alex Ferreira/Arquivo DA
Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano da Diocese Itabira-Coronel Fabriciano, durante celebração do Grito dos Excluídos em 2023Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano da Diocese Itabira-Coronel Fabriciano, durante celebração do Grito dos Excluídos em 2023
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
No próximo domingo (7), feriado da Independência do Brasil, a Diocese Itabira-Coronel Fabriciano irá celebrar mais uma edição do Grito dos Excluídos em João Monlevade, no Médio Piracicaba.

O evento está programado para começar às 7h30 com acolhida na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal), com caminhada até a Praça do Povo, local em que terá a apresentação dos seis eixos deste ano e o Grito, às 12h. Após o encerramento, está previsto um almoço para os participantes no prédio do sindicato.

Tradicional, a programação inclui caminhadas, reflexões e momentos de oração, com uma programação que integra espiritualidade e reivindicações sociais, reforçando a união entre fé e cidadania.

Aurélio Moreira de Souza, secretário-geral da CUT Vale do Aço e um dos organizadores do evento, conta que os eixos do Grito dos Excluídos deste ano tratarão de temas diversos, como democracia, cidadania, cuidados com o ambiente, emprego, renda, trabalho, dentre outros, e convoca a comunidade a participar.

“É sempre muito importante a participação popular neste evento para que as pessoas possam se apossar dos temas que lá serão trabalhados, entender a temática e, se ainda não faz parte das lutas, passar a fazer parte das lutas na defesa dos temas que lá serão abordados”, frisou em entrevista ao jornal.

Casa comum
A edição de 2025 tem como lema: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. A organização da manifestação entende que o Grito coloca em voga os debates globais sobre as crises climáticas, a importância do cuidado com o meio ambiente, e uma reflexão sobre o que é democracia e os cuidados sociais.

“O primeiro ponto de reflexão, quando a gente fala de cuidar da Casa Comum, é cuidar do nosso planeta tão destruído pelas poluições de todos os tipos, poluição atmosférica, sonora, poluição do solo, a falta de cuidado com essa Casa Comum. O saudoso Papa Francisco, em sua encíclica Laudato si, chamava a nossa atenção para os cuidados com o planeta, os cuidados com a ecologia, com o meio ambiente, o trato respeitoso com os povos originários, sejam os povos indígenas ou nossos irmãos quilombolas”, afirmou Aurélio.

“Nossa democracia é também extremamente ameaçada, nós tivemos depois de décadas de uma certa solidez, após o término da ditadura militar, uma tentativa de Golpe de Estado, que inclusive começou a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal”, pontuou o sindicalista.

Evento
Criado em 1995, o Grito, que reúne a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pastorais, movimentos sociais e sindicais, também faz um contraste ao desfile cívico em alusão à Independência do Brasil.

“O Brasil é de fato um país independente? Por exemplo, a nossa soberania é duramente atacada, o presidente de uma outra nação tenta interferir no julgamento da Justiça brasileira, onde diz categoricamente que se não houver o abrandamento ou até absolvição do réu, além das sanções já estabelecidas, vão ser colocadas novas sanções contra o Brasil”, questionou Aurélio.

Caravana
O Vale do Aço se organiza para estar presente no Grito dos Excluídos com caravanas representantes das 23 paróquias, com um público estimado de 500 pessoas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário