02 de setembro, de 2025 | 17:18

Denúncia de intolerância religiosa é registrada em cemitério de Ipatinga

Alex Ferreira / Arquivo DA
Ilustração - Homem fez uma oferenda, a exemplo do que os cristãos fazem com as velas, mas acabou atacado por mulheres Ilustração - Homem fez uma oferenda, a exemplo do que os cristãos fazem com as velas, mas acabou atacado por mulheres

A Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de intolerância religiosa no cemitério Parque Senhora da Paz, localizado no bairro Veneza II, em Ipatinga, conforme apurado pelo Diário do Aço.

De acordo com o solicitante, um homem de 57 anos, ele havia feito uma oferenda religiosa de candomblé em um canteiro do cemitério quando presenciou um grupo de cinco mulheres destruindo o material deixado no local.

Segundo o relato, as mulheres estavam em dois veículos, um Chevrolet Onix cinza e uma caminhonete Fiat Toro branca. Após destruírem a oferenda, elas deixaram o local.

Ainda conforme o religioso, ao tentar conversar com as mulheres para pedir respeito às práticas religiosas, uma delas o ofendeu verbalmente, chamando-o de “macumbeiro safado”. A Polícia Militar registrou a ocorrência e encaminhou o caso para a Delegacia de Polícia Civil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wvt

05 de setembro, 2025 | 07:03

“Queria ver essas raça fazer nas favelas do Rio de janeiro não tem cao lá tão mortos si fazer esses tipos oferenda e outra existe e tem religião melhor sim a de Cristo Jesus o verdadeiro Evangelho que cura, salva, batiza e liberta”

Onofo

03 de setembro, 2025 | 19:40

“Intolerância religiosa, vcs tem q ver no estado do rio Grande do sul, la cada esquina tem um terreiro de candoble e outra é explícito nas ruas e durante o dia, cada um com sua religiosa, cada um com sua opção sexual e cada um com seu time de futebol, tchau obrigado”

Fabricio

03 de setembro, 2025 | 19:31

“Existe uma coisa que é respeito ao próximo, e a coisa pública, os dois protagonistas da matéria estão errados, o primeiro, por fazer sua oferenda, sem comunicar administrador do cemitério, falta educação, e falta respeito, pois tenho certeza que o administrador iria designar uma área adequada, as mulheres por que intolerância e inconcebível, não existe um lado somente da moeda.
Que sirva de lição, quem for fazer sua oferenda no cemitério, saiba que existe um responsável e que deve ser consultado e respeitado.
SIMPLES ASSIM.”

Jose Maria Moreira Lanna

03 de setembro, 2025 | 13:34

“Disse Jesus: eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai, senão por mim. Jesus não falou de religião, mas Ele ensinou o certo e o errado.”

Saracura do Brejo

03 de setembro, 2025 | 09:54

“Jesus não fundou o cristianismo... vendo o que esses fazem em seu nome, deve estar arrependido de ter vindo...”

Analista

03 de setembro, 2025 | 08:32

“Vamos trabalhar meu povo que difundido não paga conta de ninguém não.”

Mais Amor e Menos Intolerância.

03 de setembro, 2025 | 08:20

“Triste são episódios cada vez mais frequentes de achar que tem religião melhor que as outras. Viva a diversidade.”

Isso Ai Robson

03 de setembro, 2025 | 08:09

“Isso aí Robson, estamos com você.
Quer fazer essas praticas, faça em casa em que ela mesma limpa a bagunça. Muito fácil ir em local público e jogar esses lixos e ir embora e deixar pra outro limpar, principalmente serviço publico.”

Antonio

03 de setembro, 2025 | 08:00

“A melhor maneira de homenagear os mortos, é amar, respeitar os vivos.”

Edvan Castro Sousa

03 de setembro, 2025 | 07:58

“Intolerãncia não é parmitido, As pessoas que fizeram isso devem ser responsibilizadas . Livre arbítrio.”

Pontuando

03 de setembro, 2025 | 07:47

“Analisando o modelo dos carros alguém trabalhando para as madames irem fazer bo no cemitério ? não achou certo reclame na prefeitura, e outra lá na manain elas terão muita coisa para fazer, bora evangelizar evangelizar lá .”

Salgado .

03 de setembro, 2025 | 07:47

“Lendo os comentários e outros dizeres escritos , ficou imaginando , quando os jamaicanos , os bolivianos ,vierem ao Brasil passear e resolver homenagear seus ancestrais , em um cantinho na praça caratinga .
Porque lá no país deles , é normal ascender uma velinha e assar um frango .
Será que alguém vai reclamar .!”

Alexandre Ferreira

03 de setembro, 2025 | 07:31

“A Bíblia Sagrada é um texto de profunda riqueza e complexidade, o que a torna suscetível a diversas interpretações. Isso gera uma preocupação legítima quando pessoas sem o preparo teológico adequado buscam difundir sua própria visão da verdade de Cristo, criando um cenário de múltiplas e, por vezes, conflitantes, compreensões.
Ex. Lucas 23, 43”

Paulo

03 de setembro, 2025 | 07:21

“Em resposta a Gilmara, será que as mulheres que estavam em um Onix e uma picape Toro tbm são beneficiárias do bolsa família. Muito preconceituoso o seu comentário . Coisa de minion”

Robson

03 de setembro, 2025 | 06:29

“Agora eu vi , uma pessoa chega no cemitério, local do descanso eterno, paz, silêncio, reflexão, acende velas coloridas, joga farofa pra todo lado, cigarros espalhados, charuto, frango preto morto, pombos sem pescoço e joga cachaça por todo o gramado, deixando nome de pessoas, frases de maldição ou perseguição, e quer o apoio da sociedade...
Vc chega cheio de tristeza e a primeira coisa que vê é uma cena dessa próximo onde está seu ente querido,
Tá errado.
Ninguém tem o direito de chegar num local privado e promover baderna, sujar tudo, contaminar solo e poluir o local e simplesmente ir embora e deixar a baderna pra outros limparem ... Vai fazer oferenda em casa, num local que vc mesmo limpa a bagunça, pois nunca vi entidade com vassoura e pá recolhendo o lixo de ninguém .”

Sara Tavares

03 de setembro, 2025 | 06:04

“Robson, e qual a diferença de queimar uma vela (costume cristão), para uma oferenda de qualquer outra religião? Um incenso para um budista ou uma flor? Por que o cristão pode levar uma vela e o budista não pode levar o seu incenso? Antes de responder a essas perguntas, você pelo menos sabe a diferença entre macumba e oferenda?”

Robson

03 de setembro, 2025 | 05:58

“Quem falou que cemitério é lugar de bater macumba??? Pelo amor né?? Se tivesse uns moleques de responsa lá ele entrava no pau ainda,
Cemitério é local de respeito e não esquina ou palco pra circo...”

Gilmara

02 de setembro, 2025 | 20:43

“A situação é que este horário eram para todos está trabalhando, ou graças ao bolsa família as pessoas tem tempo para outras coisas.”

Duo

02 de setembro, 2025 | 20:42

“Que as entidades possam fazer justiça com essas intolerantes e q elas paguem em vida por tamanho desrespeito. Todo axé pro irmão de santo.”

Paulo

02 de setembro, 2025 | 19:55

“A intolerância religiosa é fruto da ignorância. Como pode, um povo com origens africanas, como o brasileiro, ser capaz de discriminar as religiões de matriz africana.”

Viviane

02 de setembro, 2025 | 19:23

“Todos os tipos de religiosidade deveriam, é respeitar as pessoas vivas, porque quem já faleceu já eram.”

Envie seu Comentário