27 de agosto, de 2025 | 07:10

Operação Cidade Segura: Áreas públicas são desocupadas em Ipatinga

Quatro estruturas em diferentes bairros foram removidas para preservar o patrimônio público

Divulgação
Estruturas instaladas em áreas públicas de quatro bairros de Ipatinga foram removidas nesta terça-feiraEstruturas instaladas em áreas públicas de quatro bairros de Ipatinga foram removidas nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e da Polícia Municipal, fez nesta terça-feira (26) mais um desdobramento da operação Cidade Segura, desta vez voltado exclusivamente ao combate a ocupações irregulares em áreas públicas na cidade.

Segundo o secretário adjunto da Sescon, Júlio César Teodoro, o objetivo da ação foi coibir as invasões de áreas públicas, monitoradas constantemente pelos fiscais de postura. “Identificamos quatro pontos com fortes indícios de ocupação irregular, sendo que um deles já apresentava edificações em andamento, enquanto os demais envolviam uma banca de revista sobre a calçada e garagens em fase final de construção”.

Os quatro locais identificados estão situados nos bairros Veneza, Vila Celeste, Centro e Esperança. No caso mais crítico, considerado uma “zona quente” devido à frequência de monitoramentos, a ocupação evoluiu rapidamente entre sábado (23) e domingo (24/8), com edificações sendo realizadas à noite. “Graças ao monitoramento constante, conseguimos identificar a irregularidade a tempo e realizar a remoção completa das estruturas”, explicou Júlio César. Todos os quatro pontos passaram por remoção total das edificações irregulares.
Divulgação
Operação será estendida a todos os pontos onde foram construídas, sem autorização, estruturas em áreas públicasOperação será estendida a todos os pontos onde foram construídas, sem autorização, estruturas em áreas públicas

Monitoramento - onde denunciar

O monitoramento das áreas públicas é realizado diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, em esquema de revezamento dos fiscais de postura. É por meio desse trabalho contínuo que o poder público consegue identificar situações de risco e agir rapidamente para proteger o patrimônio municipal.

A Sescon reforça que denúncias de invasão de área pública podem ser feitas pelo telefone 3829-8475 ou, ainda, pelo 153, da Polícia Municipal.

“Com esta ação, a Prefeitura de Ipatinga reafirma o compromisso com a preservação do patrimônio público, a segurança da população e o cumprimento da lei, mostrando que o acompanhamento constante e o trabalho integrado entre equipes são fundamentais para manter a cidade organizada”, conclui nota divulgada pelo governo na manhã desta quarta-feira.

Divulgação
Desdobramento da operação ''Cidade Segura'', foi voltado exclusivamente ao combate a ocupações irregulares em áreas públicas na cidade, informa o governo Desdobramento da operação ''Cidade Segura'', foi voltado exclusivamente ao combate a ocupações irregulares em áreas públicas na cidade, informa o governo
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

De Fabri

28 de agosto, 2025 | 17:43

“Hilton é corajoso denuncia e deixa nome e sobre nome”

Feirante

28 de agosto, 2025 | 05:35

“Os fiscais de postura deveriam tbm autuar uma barraca que fica na feira do bom jardim, que usam um palio weekend, a dona la usa uma caixa de som até de madrugada que incomoda todo mundo que mora próximo! Não adianta ligar pra polícia pq nunca atendem? alguém do poder público deveria passar lá pra advertir antes! Isso se arrasta por mto tempo por falta de fiscalização”

Px

27 de agosto, 2025 | 21:19

“Parabéns prefeito e secretariado
Que nada o menino está trabalhando bem Parabéns prefeito e fiscais
E parabéns comunidade continue denunciando ok”

Mascarenhas

27 de agosto, 2025 | 17:43

“No Cidade Nobre tem o Tulipas Bar que,alem de ocupar a calçada, ocupa também a saída da rua Von Goethe com a Felipe dos Santos ha anos, praticamente todos os fins de semana.”

Viewer

27 de agosto, 2025 | 13:43

“Que todas as áreas invadidas da cidade que pertencem a prefeitura sejam desocupadas, desde o bairro Planalto quanto no Cidade Nobre, Cariru e Horto.”

Hilton Luis Costa

27 de agosto, 2025 | 13:11

“Um bar no Iguaçu na pedras preciosa ocupa a calçada e temos que andar na rua lotada de carros no dia de jogo open bar”

Guima

27 de agosto, 2025 | 11:58

“Se for para fiscalizar que sejam coerentes . Existe locais perigosos invadidos a anos bem mais perigosos que estes. A prefeitura de Ipatinga usam medidas diferentes . Que tal desocupar a comunidade da AV Mannain ? Lá realmente tem acontecido roubo em série inclusive homicídios . Tem também a comunidade debaixo do viaduto próximo o Coelho Diniz. São invasões que estão lá a décadas. O local é insalubre e próximo o Ribeirão Ipanema o que torna_se perigoso. Mas a prefeitura não faz nada . Aliás esta atual é a pior gestão da história de Ipatinga .”

Mineiro Matuto

27 de agosto, 2025 | 11:49

“No Veneza 1 os bares da rua Campinas ocupa a calçada com mesas, tem um que construiu uma estrutura na calçada. Após às 17 horas, pedestre não tem como andar na calçada. No Veneza 2 do pontilhão até a entrada do cemitério é tudo invasão, a prefeitura sempre faz vista grossa, essa área era para ser praça .”

Invasor

27 de agosto, 2025 | 11:16

“Ao lado da ponte (sobre o ribeirão Ipanema), que fica do lado do parque Ipanema, não tem uma invasão?
E no campo do Itamaraty, um ônibus que vende pastel não ocupou vagas no estacionamento?”

Envie seu Comentário