DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

26 de agosto, de 2025 | 15:30

Livro de fantasia histórica apresenta personagens de cidades do Vale do Aço

Fotos: Divulgação do autor

“Elementares - Os Filhos de Gaia” é o título do romance de fantasia histórica, ambientado em um planeta Terra pós-apocalíptico, que destaca as 28 cidades da região do Vale do Aço. Escrito pelo jornalista Léo Feragom e financiado com recursos do Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o livro de 172 páginas será lançado em versão digital, nesta quarta-feira (27), com distribuição gratuita, em evento simultâneo a ser realizado na sede do ponto de cultura Rizoma Cultural - rua Dr. Querubino, 423, sala 3, no Centro de Coronel Fabriciano, com a presença de leitores e convidados, e também nas mídias sociais do autor.

Conforme o release de divulgação, a trama se passa em um futuro pós-apocalíptico, em que todos os seres humanos foram petrificados pela pandemia do vírus Ômega. Diante da catástrofe, Gaia desperta seus filhos - os Elementares - para proteger o planeta e todas as formas de vida. Ao todo, são cerca de 2,5 milhões de guardiões, um para cada cidade da Terra, e seus conhecimentos, suas personalidades e habilidades estão diretamente ligados ao topônimo da cidade onde cada um despertou. Contudo, o poder, a riqueza e o ego corrompem diversos Elementares ao redor do mundo. Apenas os guardiões fiéis aos propósitos da Primordial Gaia poderão evitar novos desastres à biodiversidade.

“Elementares - Os Filhos de Gaia” é o primeiro volume de uma saga literária que pretende explorar aspectos da história, da geografia e da cultura de Minas Gerais. De acordo com o autor, a obra possui várias camadas, sendo uma delas a didática. “Um dos objetivos do livro é apresentar a interessante história do Brasil e de Minas Gerais por meio das pessoas e dos marcos geográficos que dão nome às cidades. Fatos reais da nossa história, geografia e cultura serão abordados de forma leve e totalmente conectados ao contexto do romance de ficção, caracterizando-o como uma obra de fantasia histórica. Afinal, a juventude - que é o público-alvo - memoriza melhor a fantasia, como o universo de Harry Potter, do que a própria história de Tiradentes, por exemplo”, explica Léo Feragom.

Sobre o autor
Leonardo Gomes Ferreira, o Léo Feragom, é jornalista, escritor, pesquisador e produtor audiovisual. Natural de Belo Horizonte, reside em Coronel Fabriciano há quase 40 anos. Possui outros quatro livros publicados: “O Homem que Contraiu Crônica” (2008); “A Voz do Brasileiro é a voz de Deus” (2010); “A Origem da Simbologia dos 12 Maiores Clubes do Futebol Brasileiro” (2016); e o mais recente, “Coronel Fabriciano, Nossa Gente, Nossa Terra e Nossos Bairros” (2024), que traz a história da cidade e região reunida em 300 páginas. Mais informações: Instagram @leoferagom e @elementares.osfilhosdegaia; e-mail [email protected]; WhatsApp (31) 98599-9889.

Elementares de Fabriciano, Antônio Dias e Jaguaraçu: personagens da saga literária ambientada na regiãoElementares de Fabriciano, Antônio Dias e Jaguaraçu: personagens da saga literária ambientada na região
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário