26 de agosto, de 2025 | 13:00

Na semana do gamer, documentário conta a história dos videogames

Acervo TV Cultura/Divulgação
O primeiro videogame: linha do tempo da revoluçãoO primeiro videogame: linha do tempo da revolução
Na semana em que se comemora o Dia do Gamer - na sexta-feira, 29/8 -, a TV Cultura estreia, nesta quarta-feira (27), às 22h, o documentário “Revolução dos Games”, original da emissora de São Paulo. A produção conta a história dos videogames, começando pelos laboratórios científicos até a criação de mundos paralelos.

O documentário traça a linha do tempo da revolução dos videogames, uma das mais poderosas expressões culturais e tecnológicas do nosso tempo, e convida para entender como os jogos digitais deixaram de ser apenas diversão e se tornaram uma força global que transforma tecnologias, comportamentos e sociedades.

Videogame Atari: jogos se tornaram parte do cotidianoVideogame Atari: jogos se tornaram parte do cotidiano
Campeonato de e-sports: tecnologias e comportamentosCampeonato de e-sports: tecnologias e comportamentos
A produção começa abordando as origens dos games, nascidos como experimentos científicos e militares, e sua surpreendente transição para o universo do entretenimento. Retrata a era de ouro dos fliperamas e a entrada dos consoles nas casas, quando os videogames deixaram de ser curiosidade para se tornarem parte do cotidiano.

Explora, também, como os jogos ultrapassaram as telas fixas, invadiram os bolsos e passaram a criar realidades cada vez mais complexas e imersivas - com novos jeitos de jogar e de viver. E, por fim, o documentário faz um mergulho no impacto social, cultural e econômico dos games no século XXI. Dos e-sports profissionais às identidades múltiplas do metaverso, a produção revela como os jogos passaram a moldar a própria realidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário