26 de agosto, de 2025 | 06:00
Raposa embalada
Fernando Rocha
Na prática, o clássico entre Atlético e Cruzeiro, no jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil, começou no último sábado, com a vitória da Raposa sobre o Internacional, por 2 x 1, no Mineirão.A mobilização pelo lado celeste foi imensa, sobretudo porque os últimos resultados no Campeonato Brasileiro não tinham sido bons para a equipe que precisava dar uma resposta à sua torcida, que vem lotando o Mineirão a cada jogo.
O melhor cenário aconteceu e a China Azul foi presenteada, além da vitória, com dois golaços marcados por Matheus Pereira e Kaio Jorge, artilheiro isolado da competição com 15 gols.
O time comandado pelo técnico Leonardo Jardim foi dominante e não deu chances para o colorado gaúcho, que chegou a empatar com o ipatinguense Tabata, mas logo a superioridade azul prevaleceu com marcação alta e transições rápidas que caracterizam o time comandado pelo português Jardim.
Foco no clássico
Com o foco no clássico, o Atlético usou um time quase todo reserva e acabou derrotado, no último domingo, pelo São Paulo, por 2 x 0, no Morumbi.
O técnico Cuca só escalou três titulares para iniciar a partida: o goleiro Everson, o volante Alan Franco e o atacante Roni, que jogou a partida inteira, indicando que não deve ser titular amanhã contra o maior rival.
A derrota significou a perda da invencibilidade de quase cinco anos ou 11 jogos sem perder para o São Paulo, porém, o objetivo de descansar os principais titulares foi alcançado, o que, na visão do treinador do Galo, é o que importa neste momento.
Por força de um acordo entre as diretorias, chancelado pelo Ministério Público e pela Polícia Militar, que vigora desde janeiro do ano passado, não haverá torcida visitante nos clássicos.
Todos os 45 mil ingressos colocados à venda foram vendidos e a torcida do Galo promete fazer uma grande festa amanhã na Arena MRV.
FIM DE PAPO
Clássico entre Galo e Raposa rende assunto uma semana antes e outra depois”, já dizia o saudoso radialista Osvaldo Faria, nos anos 80. Nada mudou desde então e o nosso maior clássico continua mobilizando as duas maiores torcidas aqui dos nossos grotões. Para este confronto, o Cruzeiro leva um ligeiro favoritismo, pois, embora viesse oscilando no Brasileirão, voltou a jogar bem no último sábado, ao vencer com autoridade o Internacional, no Mineirão.
O técnico Cuca vem fazendo malabarismos para escalar a equipe, sobretudo a defesa que perdeu por contusão o zagueiro Lyanco, um dos principais jogadores do time. Alguns nomes importantes do elenco também passam por uma fase ruim, casos de Arana, Alonso, Roni e o craque Hulk. Mesmo aos trancos e barrancos, o Galo avançou às quartas de final das copas do Brasil e Sul-Americana, com destaque para a dramática classificação ao eliminar o poderoso e favorito Flamengo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, em aparição no Salão Oval da Casa Branca, anunciou o sorteio da Copa de 2026 marcado para 5 de dezembro, em Washington. No entanto, a preocupação continua em relação aos vistos para entrada naquele país de seleções cujos povos são perseguidos pelo governo do truculento mandatário de extrema direita dos norte-americanos. Trump prometeu rapidez e eficiência para atletas, técnicos e familiares, mas deixou claro que nem todos terão a mesma facilidade para obter vistos de entrada no seu país.
Enquanto presidente da Fifa insistia em dizer que o futebol deve ser inclusivo e global”, o presidente americano foi taxativo ao afirmar que alguns países vão ser muito, muito fáceis, e outros, obviamente, um pouco mais difíceis”. A seleção do Irã, por exemplo, está classificada para disputar o Mundial, mas a entrada de cidadãos do país não é permitida em território americano. A questão dos vistos para os atletas tende a ser resolvida, mas dificilmente os torcedores iranianos terão assegurado o direito de acompanhar os jogos da sua seleção. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]