25 de agosto, de 2025 | 13:00
Inscrições abertas para visitas guiadas à Estação Pedra Mole
A educação patrimonial é um dos principais objetivos do projeto Pedra Mole Estação das Artes - Ano III”, que tem novidade na programação. Além de proporcionar um mergulho na história de Ipatinga por meio das visitas guiadas às ruínas da primeira estação ferroviária do Vale do Aço, o projeto também incentiva a pesquisa e o conhecimento sobre os patrimônios históricos e culturais do município”, informa a produção.Nesta edição, os participantes saem das visitas levando para casa um jogo de tabuleiro contendo uma trilha que passa pelos 14 bens tombados pelo patrimônio histórico de Ipatinga, partindo das ruínas da Estação Pedra Mole que fica localizada quase no encontro dos rios Piracicaba e Doce, com acesso feito pela avenida Itália, no bairro Cariru. Dessa forma, a proposta é promover educação patrimonial e valorizar a história local. A Pedra Mole foi a primeira estação ferroviária do Vale do Aço e deu origem à região. No projeto, ela é o ponto de partida da intervenção Retrato de Trem, que conduz a visita que perpassa por todos os bens tombados de Ipatinga, trazendo à tona as histórias sobre a formação da nossa região”, afirmou Marilda Lyra, diretora executiva do projeto.
O jogo de tabuleiro, também, apresenta os demais bens tombados no município: a Estação Memória Zeza Souto (antiga estação ferroviária, no Centro), o Grande Hotel (atualmente Centro de Memória Usiminas, no bairro Castelo), o Parque Ipanema, o Teatro Zélia Olguin (Cariru), a Academia Olguin (Horto), a árvore Ficus elástica (Cariru), o Pontilhão de Ferro e as Casas dos Ferroviários (Centro), a Fazendinha (Ferroviários), a Igreja Nossa Senhora da Esperança (Horto), a Igreja Católica São Vicente de Paulo (Igreja do Ipaneminha), o Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário (Congado do Ipaneminha) e Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa (Novo Centro).
A agenda de visitas guiadas à Estação Pedra Mole termina no próximo mês de setembro, dias 24 e 25 (quarta e quinta-feira) e 27 (sábado). Desde maio, conforme a produção, o projeto alcançou mais de 1.100 visitantes de escolas e famílias, dos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Ipaba, Santana do Paraíso e Bom Jesus do Bagre”.
O passeio é aberto ao público, mediante agendamento prévio, e atende também a grupos familiares, associações, escolas e entidades. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena, de Ipatinga. As visitas guiadas podem ser agendadas pelo WhatsApp (31) 99718-2239 de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]