24 de agosto, de 2025 | 10:56
Publicado edital para mais uma edição do Bolsa Atleta
Divulgação
Programa apoia atletas, paratletas e técnicos, com incentivo ao esporte e valorização de talentos locais
Programa apoia atletas, paratletas e técnicos, com incentivo ao esporte e valorização de talentos locaisA Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga (Semcel), publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (22) o edital que regulamenta a concessão do Bolsa Atleta, dando continuidade ao programa sancionado pelo prefeito Gustavo Nunes, amparado pela Lei Municipal nº 4.788, de 19 de dezembro de 2023, que chega agora à sua segunda edição.
O programa municipal foi instituído com o objetivo de apoiar atletas, paratletas e técnicos amadores que representam o município em competições locais, estaduais, nacionais e internacionais, além de incentivar a prática esportiva e valorizar os talentos ipatinguenses.
O prefeito Gustavo Nunes, destaca que o Bolsa Atleta reforça o apoio aos talentos esportivos de Ipatinga. Durante nosso tempo de mandato, temos desenvolvido muitas ações que realmente fazem a diferença para a cidade e para a população, e o Bolsa Atleta é, sem dúvida, uma delas. Ipatinga tem muitos talentos no esporte, e este programa é fundamental para apoiar, incentivar e transformar a vida de cada um deles”, declarou o chefe do Executivo.
A primeira edição do programa beneficiou 100 contemplados. Em fevereiro deste ano, uma cerimônia no Parque Ipanema marcou a entrega dos recursos, ressaltando o impacto do incentivo e a alegria dos atletas em receber apoio financeiro para seguir competindo.
Categorias e vagas
O Bolsa Atleta contempla três categorias. A estudantil é destinada a atletas e paratletas estudantes com idade igual ou superior a seis anos (mudança anunciada recentemente pela administração municipal) que tenham participado dos Jogos Escolares de Ipatinga (JEI), Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) ou de competições federadas. A individual é voltada para atletas e paratletas amadores a partir de 18 anos, participantes de competições, torneios, festivais e outros eventos em diferentes níveis. Já a técnica é destinada a treinadores, técnicos e assistentes envolvidos nas atividades esportivas.
Ao todo, o programa poderá beneficiar até 100 pessoas, incluindo vagas reservadas para pessoas com deficiência, distribuídas da seguinte forma: estudantil ampla concorrência (15 vagas), estudantil pessoa com deficiência (3 vagas), individual ampla concorrência (65 vagas), individual pessoa com deficiência (15 vagas) e técnica (2 vagas).
Benefício
O benefício será concedido pelo período de seis meses, podendo ser renovado por igual período, conforme a necessidade do esportista e a duração do evento para o qual esteja se preparando ou participando. Atletas e paratletas receberão auxílio mensal de R$ 600, enquanto a categoria técnica contará com benefício de R$ 300.
A administração municipal destaca que os recursos deverão ser utilizados exclusivamente para despesas com inscrições, materiais, educação, alimentação, saúde, transporte, hospedagem, participação em eventos esportivos e outras relacionadas.
Requisitos para participação
Para pleitear o Bolsa Atleta, é necessário residir em Ipatinga, não possuir vínculo empregatício com entidade de prática desportiva e comprovar participação em competições federadas da modalidade. Também é exigida a apresentação de cronogramas e projetos de atividades esportivas, bem como comprovantes de participação em campeonatos, torneios e outros eventos, além de prêmios, troféus e medalhas conquistados. No caso da Bolsa Atleta Estudantil, o candidato deve ainda estar regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, com rendimento escolar satisfatório e frequência mínima.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro de 2025. O resultado preliminar será divulgado até 5 de outubro, com período de recurso entre 7 e 10 de novembro, e resultado final no dia 21 de novembro.
Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário disponível no site da Prefeitura de Ipatinga. O documento pode ser acessado na página principal, no ícone Portal da Cultura, Esporte e Lazer” cultura.ipatinga.mg.gov.br, em seguida na opção Bolsa Atleta”, Anexos”, Anexo I Plano de Trabalho”. Ao clicar, o arquivo será baixado automaticamente e deverá ser preenchido com as informações pessoais. Depois, basta imprimir os documentos gerados e entregar toda a documentação em envelope pardo lacrado na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Av. Carlos Chagas, nº 825, bairro Cidade Nobre, 3º andar, sala 301).
A classificação ficará a cargo da Comissão de Seleção do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (Comel), com base nos critérios estabelecidos em edital, que prevê pontuação máxima de 90 pontos. Todos os detalhes podem ser consultados diretamente no documento.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected] .
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Chaves
24 de agosto, 2025 | 18:36O programa Bolsa Atleta foi criado e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004, através da Lei nº 10.891, com o objetivo de apoiar financeiramente atletas e para-atletas brasileiros de alto rendimento, proporcionando-lhes condições para se dedicarem à prática esportiva e alcançarem melhores resultados.
Vocês estão de brincadeira né pessoal, esse povo aí que ficam querendo de se engraçar com projetos criados por outros políticos. Você prefeito já tirou as árvores do córrego da avenida Gerasa e como estão as vítimas das enchentes do Bethânia, vai trabalhar só para ganhar a próxima eleição.”