21 de agosto, de 2025 | 17:33

Câmara de Timóteo aprova projeto que permite leitura de trechos da Bíblia como recurso paradidático nas escolas municipais

Arquivo DA
Vereadores aprovaram nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei 4.660Vereadores aprovaram nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei 4.660

Na sessão desta quinta-feira (21) a Câmara Municipal de Timóteo aprovou o Projeto de Lei 4.660, de autoria do vereador Marcus Fernandes (PMB), que autoriza a leitura de trechos da Bíblia Sagrada como recurso paradidático nas escolas da rede municipal de ensino.

Segundo o texto aprovado, a utilização da Bíblia terá caráter cultural, histórico, geográfico e arqueológico, podendo auxiliar projetos escolares nas áreas de história, literatura, ensino religioso, artes e filosofia, além de outras atividades pedagógicas complementares.

A lei garante ainda que nenhum aluno será obrigado a participar das atividades, assegurando a liberdade religiosa prevista na Constituição Federal.
Marcus Fernandes: ''Esse projeto tem como objetivo valorizar a Bíblia não apenas como um livro religioso, mas como uma das maiores obras culturais e literárias da humanidade''Marcus Fernandes: ''Esse projeto tem como objetivo valorizar a Bíblia não apenas como um livro religioso, mas como uma das maiores obras culturais e literárias da humanidade''

Caberá ao Poder Executivo Municipal definir os critérios, diretrizes e estratégias para viabilizar a aplicação da lei dentro das escolas. Com a aprovação, a norma passa a entrar em vigor a partir da data de sua publicação oficial.

O que diz o vereador Marcus Fernandes: “Esse projeto tem como objetivo valorizar a Bíblia não apenas como um livro religioso, mas como uma das maiores obras culturais e literárias da humanidade. Ela reúne relatos históricos, geográficos, filosóficos e artísticos que podem contribuir de forma significativa para o aprendizado dos nossos alunos.

É importante reforçar que a participação não será obrigatória, respeitando a liberdade religiosa e a laicidade do Estado. A proposta busca ampliar o acesso a um recurso pedagógico que, além de enriquecer o conhecimento, pode inspirar valores éticos e humanísticos fundamentais para a formação dos nossos jovens.”
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