21 de agosto, de 2025 | 07:04

Bombeiros resgatam jaguatirica atropelada na BR-381 em Belo Oriente

Divulgação CBMMG
Animal silvestre foi atropelado na BR-381 em Belo Oriente; resgatado com segurança, foi entregue em uma clínica veterinária para os cuidados de emergência Animal silvestre foi atropelado na BR-381 em Belo Oriente; resgatado com segurança, foi entregue em uma clínica veterinária para os cuidados de emergência

Uma jaguatirica foi resgatada ferida à margem do km 237 da BR-381, em Belo Oriente, no começo da noite de quarta-feira (20). O 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Ipatinga foi acionado após a informação de que havia um animal silvestre atropelado na rodovia.

No local, os militares depararam-se com uma jaguatirica (Leopardus pardalis) ferida, provavelmente vítima de atropelamento.

A captura foi realizada de forma segura, com uso de equipamentos adequados, garantindo a proteção da guarnição e do animal.

Após a contenção, o felino foi encaminhado ao órgão competente para os cuidados necessários. Como o Centro de Biodiversidade da Usipa não recebe animais no período noturno, a jaguatirica ficou provisoriamente na clínica Pet Life, no bairro Iguaçu, aos cuidados de uma veterinária para procedimentos de emergência.

Que bicho é esse?

A jaguatirica é um felino de pequeno porte, menor que uma onça e maior que um gato doméstico. Trata-se de um animal silvestre que ocorre com frequência nas áreas de remanescentes de Mata Atlântica, comuns no Vale do Aço.

De hábitos solitários e noturnos, não é considerada perigosa para humanos, já que evita confrontos, apresenta comportamento arisco e foge do contato com pessoas. Ainda assim, como ocorre com todo animal selvagem, deve-se manter distância, especialmente em casos de fêmeas com filhotes, pois podem reagir de forma defensiva. Se encurralada, também pode atacar para se proteger.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Diêgo Tuschtler

21 de agosto, 2025 | 07:59

“Animal mais belo da fauna brasileira!”