21 de agosto, de 2025 | 08:45
Vale do Aço fica fora de ajustes promovidos pela Azul Linhas Aéreas
Prefeito de Paraíso e deputado estadual estimam ampliação de voos na região
Isabelly Quintão
Em breve, o aeroporto de Paraíso deve ganhar novas possiblidades, estima Bruno Morato
Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço 
Mesmo com o anúncio da Azul Linhas Aéreas de ajustes em sua malha, reduzindo voos em diversos locais, a operação no aeroporto Regional do Vale do Aço não teve impactos nesse momento. O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato (Avante) e o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB), avaliam o momento como de crescimento para a região e vislumbram notícias positivas.
Conforme a assessoria da Azul, a Companhia promoveu ajustes em sua malha, anunciados no começo do ano, com o encerramento das operações em 14 bases desde março - Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Campos (RJ); Correia Pinto e Jaguaruna (SC); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); Barreirinha (MA); Três Lagoas (MS); e Ponta Grosa (PR).
Da mesma forma a Azul está, ainda, otimizando, desde julho, rotas operadas atualmente, de forma gradativa, em um processo normal de adequação da malha, inclusive para novos voos que serão implantados na alta temporada.
Notícias alvissareiras
Bruno Morato observa que, com a instalação do Papi (Precision Approach Path Indicator), ou Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (na tradução livre) e o equipamento de rádio comunicação instalados e esperando, em breve, o aeroporto de Paraíso ganhará novas possiblidades.
A Infraero está expandindo a área de passageiros, com isso e os equipamentos, estamos prontos pra receber voos maiores. A Azul manifesta interesse em trazer o Embraer 190, e pra nós isso é muito importante, num cenário em que a malha está encolhendo. A empresa pretende aumentar para cinco voos diários. Hoje temos quatro. Esse voo a mais deve começar a operar no mês de outubro”, estima o prefeito.
Morato lembra que o preço praticado leva muitas pessoas a utilizarem outros meios de transporte, principalmente para chegar à capital, de onde saem voos internacionais e para outros destinos. Mercado temos, demanda temos, por que não podemos ter um mercado competitivo, com preços mais acessíveis? Tenho conversado com os deputados federais, um pedido pra que se tenha um programa de fomento à aviação, que deveria ser uma prioridade”, aponta.
Por sua vez, o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) pontua que, com os novos investimentos no aeroporto do Vale do Aço por parte do governo Federal e a demanda regional, não faz sentido que a Azul reduza os voos. Pelo contrário, as demandas das nossas empresas âncora, como o Usiminas, Cenibra, Aperam, dos professores das universidades, de empresários no geral, da própria população, apontam sim para uma maior demanda de voos no aeroporto de Santana do Paraíso”, reitera.
Trabalho
Celinho reforça que desde o início de seu mandato tem trabalhado com atenção a demandas relacionadas a mobilidade. Lutamos muito para o governo do estado de Minas assumir a administração do aeroporto quando a Usiminas deixou a gestão. De lá para cá busquei verbas, soluções, entendimentos para viabilizar a manutenção do aeroporto na nossa região. Em junho de 2024, o ministro Silvio Costa Filho esteve aqui e anunciou R$ 35 milhões para o nosso aeroporto. Destes, mais de R$ 5 milhões já foram liberados. Agora, em junho deste ano, tivemos a notícia da instalação do Papi, instrumento de precisão de trajetória de aproximação que permite mais segurança em nosso aeroporto”, salienta.
Expectativa
O deputado acrescenta que todos esses dados confluem no sentido de novas companhias ou de que novos voos sejam ofertados, em breve, na região. A expectativa que após o conjunto de investimentos que estão sendo feitos no aeroporto, sejamos o terceiro aeroporto mais movimentado de Minas. O ministro Silvio Costa virá mesmo a região nos próximos dias, ainda não tenho como precisar o dia, mas temos essas informações do Ministério de Portos e Aeroportos em Brasília nesse sentido”, concluiu o deputado estadual.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]