19 de agosto, de 2025 | 15:31
Ipatinga sedia 1º Seminário da Rota do Rosário neste sábado, 23 de agosto
Divulgação
Iniciativa é da deputada estadual Andréia de Jesus, autora do Projeto de Lei que cria a rota
No próximo sábado (23), Ipatinga será palco do 1º Seminário da Rota do Rosário, encontro que tem como objetivo debater o Projeto de Lei (PL 2.991/2024) em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que institui a Rota do Rosário. A iniciativa, de autoria da deputada estadual Andréia de Jesus (PT), busca fortalecer a identidade cultural, a fé e as tradições populares, valorizando os territórios marcados pela luta e pela religiosidade.
O evento será realizado no Sintserpi (Rua Pouso Alegre, 194, Centro) e contará com uma programação diversa ao longo do dia, reunindo representantes da comunidade, especialistas, movimentos culturais e lideranças religiosas. A abertura oficial está marcada para as 9h, após o credenciamento e acolhimento cultural. A programação inclui dois painéis temáticos: o primeiro, às 10h30, sobre a valorização das tradições negras e populares; e o segundo, às 14h, dedicado aos arranjos produtivos locais e à economia criativa.
No período da tarde, haverá ainda uma roda de conversa sobre governança participativa e estratégias de fortalecimento territorial, seguida da síntese dos debates e proposições estratégicas. O seminário se encerra às 17h30, com uma atividade cultural.
De acordo com a parlamentar, o seminário será um espaço de construção coletiva, onde a memória, a cultura e a fé se encontram para projetar caminhos de valorização e desenvolvimento para as comunidades que compõem a Rota do Rosário. "Minas Gerais, com sua tradição plural e seu povo de fé, tem agora a chance de ser vanguarda. De mostrar ao país que a cultura afro-brasileira não é passado. É presente e, sobretudo, caminho de futuro. E esse caminho, agora, tem nome, rota e destino: é a Rota do Rosário", afirma. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo link https://formulário.
Programação
8h30 Credenciamento, café e acolhimento cultural
9h00 Mesa de Abertura
10h30 Painel 1: Rota do Rosário e a valorização das tradições negras e populares
12h00 Intervalo para o almoço
14h00 Painel 2: Arranjos produtivos locais e economia criativa nos territórios da Rota
15h30 Roda de conversa: Governança participativa e estratégias de fortalecimento territorial
17h00 Síntese dos debates e proposições estratégicas
17h30 Encerramento cultural
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]