19 de agosto, de 2025 | 15:31

Ipatinga sedia 1º Seminário da Rota do Rosário neste sábado, 23 de agosto

Divulgação
Iniciativa é da deputada estadual Andréia de Jesus, autora do Projeto de Lei que cria a rotaIniciativa é da deputada estadual Andréia de Jesus, autora do Projeto de Lei que cria a rota
No próximo sábado (23), Ipatinga será palco do 1º Seminário da Rota do Rosário, encontro que tem como objetivo debater o Projeto de Lei (PL 2.991/2024) em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que institui a Rota do Rosário. A iniciativa, de autoria da deputada estadual Andréia de Jesus (PT), busca fortalecer a identidade cultural, a fé e as tradições populares, valorizando os territórios marcados pela luta e pela religiosidade.

O evento será realizado no Sintserpi (Rua Pouso Alegre, 194, Centro) e contará com uma programação diversa ao longo do dia, reunindo representantes da comunidade, especialistas, movimentos culturais e lideranças religiosas. A abertura oficial está marcada para as 9h, após o credenciamento e acolhimento cultural. A programação inclui dois painéis temáticos: o primeiro, às 10h30, sobre a valorização das tradições negras e populares; e o segundo, às 14h, dedicado aos arranjos produtivos locais e à economia criativa.

No período da tarde, haverá ainda uma roda de conversa sobre governança participativa e estratégias de fortalecimento territorial, seguida da síntese dos debates e proposições estratégicas. O seminário se encerra às 17h30, com uma atividade cultural.

De acordo com a parlamentar, o seminário será um espaço de construção coletiva, onde a memória, a cultura e a fé se encontram para projetar caminhos de valorização e desenvolvimento para as comunidades que compõem a Rota do Rosário. "Minas Gerais, com sua tradição plural e seu povo de fé, tem agora a chance de ser vanguarda. De mostrar ao país que a cultura afro-brasileira não é passado. É presente e, sobretudo, caminho de futuro. E esse caminho, agora, tem nome, rota e destino: é a Rota do Rosário", afirma. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo link https://formulário.

Programação
8h30 – Credenciamento, café e acolhimento cultural
9h00 – Mesa de Abertura
10h30 – Painel 1: Rota do Rosário e a valorização das tradições negras e populares
12h00 – Intervalo para o almoço
14h00 – Painel 2: Arranjos produtivos locais e economia criativa nos territórios da Rota
15h30 – Roda de conversa: Governança participativa e estratégias de fortalecimento territorial
17h00 – Síntese dos debates e proposições estratégicas
17h30 – Encerramento cultural
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário