19 de agosto, de 2025 | 12:43

Decisão pode mudar Câmara de Caratinga

Foto: Reprodução





COLUNA MG


Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG


www.sindijorimg.com.br




Decisão pode mudar Câmara de Caratinga


A Justiça Eleitoral da 72ª Zona Eleitoral julgou procedente, nesta segunda-feira (18), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apurava fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024 em Caratinga. A decisão, assinada pelo juiz Alexandre Ferreira, declarou que a candidatura de Cláudia das Graças Vieira, lançada pelo Republicanos, foi fictícia e teve como único objetivo cumprir formalmente o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas exigido pela legislação. Caso a decisão seja mantida, o quociente eleitoral será recalculado e a composição da Câmara Municipal de Caratinga poderá sofrer mudanças significativas. (Diário de Caratinga)


https://diariodecaratinga.com.br/justica-eleitoral-reconhece-fraude-a-cota-de-genero-e-anula-votos-do-republicanos-em-caratinga/




Vereador perde mandato também em Nanuque


A Justiça Eleitoral cassou nesta semana o mandato do vereador Elson de Souza Lima (PT), reeleito nas eleições municipais de 2024. A decisão, resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo Ministério Público Eleitoral, também tornou o parlamentar inelegível pelos próximos oito anos, até 2032. De acordo com a sentença, Elson cometeu duas irregularidades graves. A primeira foi o autofinanciamento acima do limite legal, com a doação de R$ 18,5 mil à própria campanha — quase o dobro do valor permitido por lei. (Jornal Em Tempo – Nanuque)


https://jornalemtempo.com/justica-eleitoral-cassa-mandato-do-vereador-elson-lima-por-abuso-de-poder-em-nanuque




Entidades beneficiadas com agricultura familiar


A agricultura familiar de Muzambinho ganhou mais um destaque: os produtores Atílio e Sebastiana, do bairro Bom Retiro, agora fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. A produção de morangos da família passa a ser destinada a instituições sociais do município, fortalecendo a solidariedade e garantindo alimento de qualidade para quem mais precisa. Entre as entidades beneficiadas estão a Casa Lar, Casa de Apoio, AAFAM, APAE, Projeto do Deserto, Lar São Vicente e a Vila São Benedito. (Folha Regional – Muzambinho)


https://afolharegional.com.br/noticias/agricultores-do-bom-retiro-passam-a-fornecer-morangos-ao-programa-de-aquisicao-de-alimentos-em-muzambinho/




Tarifaço faz Cooxupé buscar compradores


Diante do que considera um momento de “inércia política” nas negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre o tarifaço, a Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do País, está investindo em canais de comunicação diretamente com os clientes norte-americanos.Nas próximas semanas, uma delegação da cooperativa, a maior exportadora de café arábica brasileiro, vai visitar países na Ásia, incluindo a China, para tentar encontrar novos compradores. As informações foram transmitidas a produtores rurais pelo presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo. (Observo – Passos)


https://www.observo.com.br/no-tarifaco-cooxupe-abre-dialogo-com-clientes-como-starbucks




Valadares quer a duplicação da BR-381


Na tarde desta segunda-feira (18), lideranças políticas, empresariais e sociais se reuniram na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais, em Governador Valadares, para discutir a duplicação da BR-381 no trecho que liga a cidade a Belo Oriente. O movimento apartidário resultou na leitura de um manifesto cobrando do Governo Federal a inclusão do trecho no contrato de concessão da rodovia. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)


https://drd.com.br/reuniao-com-autoridades-em-valadares-cobra-duplicacao-da-br-381-ate-o-municipio/




Formiga terá melhorias na segurança


A Câmara Municipal de Formiga aprovou projeto de grande impacto para a segurança pública e gestão urbana do município. Ele permite que os recursos arrecadados pela Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública sejam também utilizados para expansão e melhoria dos sistemas de videomonitoramento, conhecidos popularmente como Olho Vivo. A mudança visa integrar a iluminação pública com a vigilância eletrônica, utilizando postes de luz como suporte para a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. Essa integração de tecnologias tem como objetivo aumentar a segurança nas ruas e melhorar a gestão pública, criando uma infraestrutura mais eficiente e conectada com as necessidades dos cidadãos. (Últimas Notícias – Formiga)


https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/legislativo-aprova-projeto-de-iiluminacao-publica-com-olho-vivo-em-formiga/



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário