
19 de agosto, de 2025 | 08:29
O que é importante saber antes de alugar carro nos EUA
As ruas e rodovias dos Estados Unidos costumam estar em ótimas condições e há excelentes opções de roteiro para quem quiser se aventurar em uma road trip pelo país. Pode ser um pouco mais complicado rodar de carro (e estacionar) nos centros turísticos de algumas metrópoles norte-americanas, mas é bem tranquilo alugar carro nos EUA como turista brasileiro ainda mais se você souber o básico sobre esse processo.
Então, separe a sua carteira de motorista e o passaporte, faça seu pedido ou renovação do visto americano e prepare-se para colocar o pé na estrada” com as nossas dicas!
Como alugar carro nos EUA sem complicações
Assim como acontece com a maioria das providências a serem tomadas antes de uma viagem internacional, a tendência é que o preço do aluguel de carro nos EUA saia mais em conta se você fizer a reserva com antecedência. Além disso, confira as recomendações a seguir:
1. Confira os requisitos para a locação
Os brasileiros só precisam da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e em bom estado para conduzir um carro nos Estados Unidos, mas é recomendável contar também com uma Permissão Internacional para Dirigir (PID)- uma espécie de versão traduzida” da CNH que pode facilitar a sua vida no caso de uma blitz.
Para alugar carro nos EUA, é necessário apresentar o passaporte e um cartão de crédito internacional habilitado para transações fora do Brasil. Mesmo que seja permitido dirigir a partir dos 16 anos, dependendo do estado, as empresas podem estipular uma idade mínima para alugar seus carros e até cobrar uma taxa adicional para os contratos com condutores mais jovens.
2. Escolha entre empresas reconhecidas
Procure alugar seu carro em empresas que já são reconhecidas no mercado internacional. Além de serem mais confiáveis, as locadoras famosas costumam ter uma frota melhor e mais agências espalhadas pelo país. Por exemplo, você pode limitar a sua pesquisa a três dessas empresas para conferir qual oferece o melhor custo-benefício na época da sua viagem.A dica é comparar tanto no preço do aluguel do carro, quanto nos seguros e extras incluídos no contrato. Também vale a pena seguir essas empresas nas redes sociais ou assinar suas newsletters. Como há uma grande competição entre locadoras com o mesmo perfil, é comum elas fazerem promoções para tomar a frente das outras marcas e quem sai ganhando com isso é você.
3. Pergunte sobre as políticas estaduais
Cada estado dos EUA tem a própria regulamentação de trânsito, por isso é bom saber quais são as políticas nos locais do seu roteiro. Algumas locadoras aplicam restrições de território, ou seja, o seu contrato pode estipular quais fronteiras o seu carro pode cruzar ou não.Lembre-se que as locadoras recebem o histórico dos pedágios e podem verificar facilmente se você descumprir esse tipo de regra. Se o seu carro alugado circular pelo território dos estados restritos, haverá uma multa bem salgada (cerca de 50 centavos de dólar por milha).
4. Reserve um modelo apropriado
Ao escolher um carro para locação para rodar pelos Estados Unidos, considere fatores que impactam a experiência de quem vai dirigir e de quem vai viajar: o número de passageiros e bagagens, a facilidade de estacionar nos locais do seu roteiro, o tempo e a quantidade de deslocamentos etc. Nas locadoras, você pode contratar adicionais como cadeirinha de bebê, assento para crianças pequenas ou até aquelas correntes para os pneus, se a ideia for dirigir em lugares onde costuma nevar.5. Leia todo o contrato de locação
Na hora de fechar o contrato de locação do carro escolhido, leia até os textos em letras miúdas para saber exatamente o que está incluído e o que não está. Verifique quais são as suas responsabilidades e os deveres da empresa, além das coberturas e franquias em cada caso. Se puder, opte por um seguro livre de franquia (franquia zero) para evitar confusões, além de acelerar os processos de vistoria, entrega e devolução do carro.Também vale a pena checar as regras para cancelamento grátis se você fizer a reserva muito tempo antes da viagem. Afinal, seus planos podem mudar e talvez você encontre uma excelente oferta de última hora em uma locadora concorrente.
6. Prefira alugar carro com tag de pedágio
Muitas rodovias estão desativando a cobrança manual nas cabines de pedágio nos Estados Unidos. Isso significa que já não é tão fácil pagar pedágio na hora e em dinheiro. Se o seu carro não tiver uma tag para que a cobrança seja feita automaticamente onde não houver atendentes, será preciso acessar um site e fazer o pagamento do pedágio online com os dados da placa. (Fonte: vistoamericanosimples.com.br)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]