DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

19 de agosto, de 2025 | 08:40

Moradores do bairro Bom Jardim se unem e cultivam ''Horta Comunitária''

Enviada ao Diário do Aço
Qualquer pessoa interessada pode contribuir com os trabalhos da associação ambientalista Qualquer pessoa interessada pode contribuir com os trabalhos da associação ambientalista
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Criada a partir do desejo de subsidiar outras entidades do Vale do Aço que visam garantir a alimentação e promover segurança alimentar às famílias assistidas, a Horta Comunitária funciona no bairro Bom Jardim, em Ipatinga. Quem assume seu cultivo é a Associação Ambientalista Samambaia (Asas) junto ao Movimento de Crianças e Adolescentes (Movicat).

Essa é só mais uma ação movimentada pelo grupo, que surgiu em 1998, sendo um fruto do Grupo Cultural Roda Viva. Além da horta, a associação tem como intuito promover atividades socioambientais, educação ambiental e recuperação de nascentes.

À reportagem do Diário do Aço, o diretor financeiro Antônio Mendes relatou que, tendo em vista que a expansão imobiliária e social do bairro Bom Jardim ocorreu de forma muito densa e desordenada, o grupo identificou a necessidade da criação de espaços de convivência para a comunidade.

“A partir daí, o grupo, junto à comunidade civil organizada, propôs ao poder público a criação do Parque Samambaia, que foi uma pedreira desativada. Uma expansão do bairro foi definida como uma área verde da cidade, dando nome ao nosso grupo”, detalhou.

Antônio mencionou que desde sua fundação a Asas promove atividades de educação ambiental junto à comunidade escolar, entidades e outras parcerias. “Após ações da Campanha da Fraternidade de 2015, a associação passou a fazer a identificação, caracterização e recuperação de nascentes. Qualquer um pode contribuir com as atividades”.

O diretor financeiro também acrescentou que, desde o ano que passou, com um pontapé dado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Organização das Nações Unidas (ONU), algumas empresas da região passaram a contribuir para cumprirem metas específicas. “Elas contribuem de diversas formas para dar continuidade aos trabalhos, seja financeiramente ou com subsídios”.

Trabalho
O trabalho da horta é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, e das 14h às 17h, na rua Glicínia, número 3, no bairro Bom Jardim. Já os trabalhos de recuperação de nascentes ocorrem aos sábados, das 6h às 12h. Cada final de semana é em uma área específica.

Há como acompanhar as atividades por meio do Instagram @asasipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário