
19 de agosto, de 2025 | 08:35
Apae de Timóteo celebra 40 anos e reforça necessidade da inclusão
Diário do Aço
A Apae de Timóteo fica localizada na avenida Efigênia Pereira Bitencourt, 275 ? Timirim
Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço 
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Timóteo, fundada em 11 de junho de 1985, celebra, em 2025, 40 anos de existência. A presidente da associação no município, Vânia Lamas, reforça a importância da instituição, do trabalho desenvolvido junto a 300 pessoas e da necessidade de inclusão.
Vânia explica que a programação especial de aniversário foi iniciada em julho, para celebrar a existência dessa entidade, cujo papel é importante para toda a sociedade. A Apae foi criada a partir do desejo dos pais de acolher os seus filhos nas suas especificidades, e que na época não tinha nenhum tipo de atendimento específico. Esses pais, com uma grande coragem, se colocaram à disposição para instituir a nossa querida Apae. São 40 anos de existência, 40 anos de protagonismo, que foi celebrado no dia 11 de junho, e este ano nós nos dedicamos a ter as atividades celebrativas para dizer da importância da existência dessa instituição”, reforça.
A presidente reitera que a associação e seus integrantes têm debatido e discutido questões relativas à inclusão, buscando a oportunidade para que os seus assistidos estejam em todos os espaços sociais. Mesmo recebendo atendimento específico na Apae, a gente luta para que a sociedade nos acolha, sem nenhum tipo de restrição, e aí a gente pensa em uma sociedade inclusiva quando, juntos, vamos melhorando essa sociedade, seja na acessibilidade física, arquitetônica, de comunicação e todos os espaços nesse sentido. A busca é também com a rede de serviços que podem ser ofertados a essas famílias e seus filhos, para que eles possam realmente ter uma vida e ter uma vida com qualidade”, anseia.
Programação
Vânia Lamas destaca que a Apae trabalha ao longo dos próximos dias a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre a partir do dia 21. A semana tem o tema Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz”.
Justamente pensando na condição desse sujeito, que tem desejos, que tem todas as suas intenções, as suas prerrogativas para estar atuante numa sociedade e dizer que nós precisamos ouvir essas pessoas para podermos pensar estrategicamente as ações, as atividades que vamos propor, para que realmente a gente possa ajudá-los a se organizar, a se integrar dentro de uma sociedade com uma visão mais progressista de inclusão, de participação”, vislumbra.
Além das ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, haverá missa e o baile de 40 anos, marcada para o dia 22 de agosto, a partir das 21 horas, no Clube Sesi. Será um momento celebrativo em que a gente convida a sociedade também para estar conosco nessa data tão especial, da Semana Nacional e dos 40 anos da Apae de Timóteo”, pontua Vânia.
Atendimento
Atualmente a Apae de Timóteo atende a uma média de 300 pessoas, em projetos e serviços que são organizados internamente. A associação oferece o acolhimento para que o assistido possa usufruir dos projetos internos, que são os atendimentos clínicos de psicologia, neurologia, assistência social, odontologia, fonoaudiologia. Tudo isso para que essas pessoas desenvolvam seu potencial humano e tenham as terapias que são necessárias nesse processo.
Temos também a escola especializada, que atende os alunos da educação infantil até o ensino fundamental I, e o Centro Dia, que é da área da assistência social, que faz o atendimento das pessoas de 18 a 59 anos, um trabalho que propõe a autonomia, a independência desse sujeito. Além do esporte especializado, que é um grande destaque que nós temos. Então a gente faz um trabalho de acolhimento dos nossos alunos, atletas, para participação em olimpíadas, em jogos escolares, em todas as atividades que envolvam o atletismo, badminton, tênis de mesa, atividades que são muito importantes para eles”, salienta.
Financeiro
Sobre a vida financeira da Apae, Vânia Lamas esclarece que os recursos são provenientes de repasses, subvenções estaduais, federais, municipais. Os recursos vêm com predestinação, não havendo liberdade financeira para destinar a qualquer setor.
E a Apae vai buscando seus recursos, seja na forma de doações, com promoções que a gente faz, né, como o tradicional angu à baiana, feijoada. Vamos trabalhando nesse sentido, porque a questão financeira é um grande desafio, funcionamos o ano inteiro e sempre muitas despesas. Outro desafio é em relação à média de colaboradores, porque com a falta de recursos, temos menos pessoas dentro do processo. E aí a gente tem essa necessidade, porque o acompanhamento dos meninos é mais próximo, mais individualizado”, conclui.
A Apae de Timóteo fica localizada na avenida Efigênia Pereira Bitencourt, 275 Timirim. O telefone para contato é (31) 3847-3352.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]