19 de agosto, de 2025 | 08:45
Lar Paulo de Tarso agoniza sem apoio suficiente para cobrir despesas
Enviada ao Diário do Aço
Despesas fixas são superiores às receitas fixas, devido ao custo médio mensal de um idoso
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Despesas fixas são superiores às receitas fixas, devido ao custo médio mensal de um idoso O Lar Paulo de Tarso, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), localizado no bairro Bom Retiro, em Ipatinga, é pioneiro na região do Vale do Aço quando se trata de atendimento de alta complexidade a pessoas da terceira idade. Localizada na rua Lourenço da Veiga, número 96, a instituição, que foi fundada em 27 de fevereiro de 1967, não conta com recursos suficientes para manter as despesas diárias.
Hoje, os recursos do lar são utilizados para cobrir as seguintes necessidades mensalmente: três mil fraldas, 700 litros de leite, 100 litros de cloro, 70 frascos de detergente, 400 sacos de lixo e 25 litros de sabonete líquido.
As verbas fixas vêm de um termo de colaboração com o Município de Ipatinga, de 70% dos benefícios previdenciários dos idosos e do Grupo Espírita a Caminho da Luz. Já as verbas esporádicas vêm de recursos do fundo municipal do idoso (termo de fomento) e de emendas parlamentares mediante projetos, quando aprovados.
Embora haja uma variedade de fontes para captação de recursos, as despesas fixas recebidas todos os meses são superiores às receitas fixas. E as verbas esporádicas, quando captadas, são destinadas principalmente para reformas e compra de equipamentos permanentes.
A presidente do lar, Maria Conceição Moreira Magalhães, concedeu entrevista à reportagem do Diário do Aço. Segundo afirma, a prioridade do momento é conseguir um convênio com a Secretaria de Saúde do município. Temos parceria com a Secretaria de Assistência Social, que não cobre todas as despesas. Estamos há um tempo pleiteando a parceria com a Secretaria de Saúde, uma vez que nossos idosos se enquadram num grau de dependência maior na classificação”, alega.
Enviada ao Diário do Aço
Pátio e jardins, sala de fisioterapia, posto de enfermagem, cozinha e refeitório, lavanderia, dormitórios e sala de atividades compõem a estrutura
Pátio e jardins, sala de fisioterapia, posto de enfermagem, cozinha e refeitório, lavanderia, dormitórios e sala de atividades compõem a estrutura Oficinas
O Lar Paulo de Tarso oferece aos 38 idosos acolhidos oficinas de estímulo da memória afetiva, oficinas de estímulo motores, passeios e vivências externas. Nesses passeios, eles vão às compras, a feira, ou se reúnem em praças para um bate-papo.
A presidente da instituição destaca que preza por garantir qualidade de vida. Buscamos dignidade, conforto e consolo. Procuramos atendê-los de maneira a respeitar seus direitos dentro do Estatuto da Pessoa Idosa. Além de tudo, pedimos a Deus para que sejamos bem humanos e fraternos”, pontua.
Equipe
A equipe é formada por diretoria jurídica, cuidadores de idosos, fonoaudióloga, enfermeira, técnicos de enfermagem, psicólogo, auxiliares de serviços gerais, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, cozinheiras e auxiliares. Ao todo, são 35 funcionários, que recebem tanto treinamento interno quanto treinamento de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Estrutura
Enviada ao Diário do Aço
No lar, os idosos praticam atividades de estimulação e reabilitação cognitiva
No lar, os idosos praticam atividades de estimulação e reabilitação cognitivaA estrutura física conta com pátio e jardins, sala de fisioterapia, posto de enfermagem, cozinha e refeitório, lavanderia, dormitórios, sala de atividades de estimulação e reabilitação cognitiva. Enquanto área psicossocial, área administrativa e área da saúde integram a estrutura funcional.
Como ajudar o Lar dos Velhos?
Maria Conceição detalha que o Lar dos Velhos”, como é conhecido, necessita da ajuda da sociedade civil, visto que a renda recebida não cobre despesas como manutenção do prédio e atenção ao idoso. No momento, precisamos muito de pó de café, material de limpeza e fraldas, que são gastos constantes. Recorremos à população do Vale do Aço para que nos ajudem a continuar com os atendimentos”, conclui.
Para doar, é possível utilizar a chave Pix 171108260001-06 (CNPJ), que está em nome de Lar dos Velhos Paulo de Tarso”, conta aberta na Caixa Econômica Federal. Produtos também podem ser entregues no endereço rua Lourenço da Veiga, número 96, bairro Bom Retiro, em Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Bom
20 de agosto, 2025 | 13:49Muito humilhante um país rico, única cidade do Brasil que tem sua "polícia municipal ", e fora os gastos com viaturas de luxo, armas e munições e tem um lugar de caridade pedindo socorro.
Fora a quantidade de políticos totalmente improdutivos.”
Tião Marreta
19 de agosto, 2025 | 14:11Em Coronel Fabriciano vereadores e deputados deram via emenda parlamentar um bocado de grana para a construção da Catedral, podiam fazer o mesmo com o asilo.”
Evanildo
19 de agosto, 2025 | 12:00Olá prefeitura cadê o olhar mais humano aos idosos, pois já trabalharam muito agora merece pelo menos os recursos para ter uma dignidade uma vida melhor até a última hora.”
Analista
19 de agosto, 2025 | 11:27O governador de minas futuro candidato a presidência vem fazer uma visita na na casa dos velhos Paulo de Tarso estão precisando do seu apóio futuro candidato a presidência senhor vive em coronel Fabriciano já veio umas boas vezes aqui no mandato do Marcos Vinicius venha em Ipatinga também.”
Arthur
19 de agosto, 2025 | 10:59Os vereadores estão mais preocupados em cuidar da em cuidar da Nikole, ou apoiar pautas que beneficiem o gado, infelizmente isso ai não parece ser de interesse deles”
Justo
19 de agosto, 2025 | 09:35Ao invés dos políticos ficar passando as mãos na cabeça de noiados eles deviam é olhar com carinho pra esses idosos que já contribuiram muito para os familiares e agora não a maioria não conseguem se manter sozinhos”
Observador
19 de agosto, 2025 | 09:30Instituição como essa e a APAE são delegadas a terceiro plano porque os políticos entendem que não geram votos! Então pra que, enviar verbas pra essas classes!? Entretanto, eles esquecem que cada um desses necessitados tem famílias que essas sim, geram votos!”
Emerson
19 de agosto, 2025 | 08:55A prefeitura de Ipatinga tem ajudar cadê os Vereadores e o Prefeito pra fazer um projeto destinado a está casa....”